A Agência Espacial Alemã (DLR) desenvolveu um aparelho que permite que pessoas com deficiências visuais ou cegas consigam se guiar usando um "sexto sentido vibratório".
O usuário recebe informações sobre direções, distâncias e obstáculos para chegar até o destino desejado por meio do que os engenheiros chamam de "feedback vibrotátil".
O "canal sensorial" é formado por seis motores vibratórios montados em uma pulseira, permitindo a transmissão de sinais complexos.
O objetivo é que as pessoas cegas possam caminhar com naturalidade mesmo em cidades desconhecidas. Para isso, um telefone celular faz as vezes de interface, capturando dados de GPS para guiar o usuário até o destino desejado.
"Este sistema dá suporte às pessoas cegas, permitindo-lhes encontrar seu caminho em um ambiente desconhecido, e com a grande vantagem de que o canal sensorial acústico, isto é, o sentido da audição, permanece livre," afirma Simon Schatzle, responsável pelo projeto.
Schatzle se refere a aparelhos que usam sons para mapear o ambiente, sendo o retorno recebido através de fones de ouvido.
Inovação Tecnológica