Os quadricópteros - ou quadrirrotores - tornaram-se a ferramenta preferida para o desenvolvimento de algoritmos para veículos aéreos não-tripulados (VANTs) devido à sua estabilidade e possibilidades de controle.
Engenheiros da Universidade de Viena, na Áustria, demonstraram agora que também é possível transformar um quadrirrotor de pequeno porte em um veículo aéreo totalmente autônomo, abrindo a possibilidade de voos programados em ambientes urbanos e mesmo em ambientes fechados.
Na maior parte dos experimentos com veículos voadores robóticos, o controle remoto manual é substituído por um controle computadorizado, que incorpora os algoritmos de navegação que estão sendo desenvolvidos.
Os engenheiros austríacos levaram o hardware e o software de controle para dentro do próprio quadricóptero, dispensando a conexão via rádio a um computador externo.
O hardware nada mais é do que um telefone celular - um smartphone - devidamente depenado das partes não essenciais.
Para provar que dá para fazer tudo de forma mais
barata, a equipe nem mesmo quis comprar um
quadrirrotor comercial - eles construíram o seu
próprio, usando peças de baixo custo - o
smartphone é, de longe, a peça mais cara,
segundo eles.
Todo o experimento foi feito com a navegação em ambiente fechado, com o quadrirrotor fazendo percursos programados no software ou seguindo caminhos marcados na sala. Para isso, a câmera do celular monitora sinais semelhantes a códigos de barra grudados nas paredes ou no chão.
Mas o objetivo de longo prazo é levar o VANT de quatro hélices para o lado de fora, e torná-lo capaz de voar em ambientes não controlados.
"No futuro, o quadricóptero deverá ser capaz de voar sem esses códigos [de barras]. Em vez disso, queremos que ele use pontos de referência naturais, que podem ser obtidos pela câmera e também a partir de sensores de profundidade, como o Kinect," disse Annette Mossel, que desenvolveu o sistema em conjunto com seus alunos Hannes Kaufmann, Christoph Kaltenriner e Michael Leichtfried.
Há inúmeros usos possíveis para os VANTs, sobretudo com a navegabilidade e a facilidade de manobras dos quadricópteros.
As tarefas de fiscalização, incluindo áreas florestais e explorações minerais, estão entre as principais.
Mais no futuro, os engenheiros afirmam que a navegabilidade dos quadricópteros permitirá que eles substituam os sistemas de entrega de correspondências e entrega de encomendas domésticas, usando sinais de GPS para chegar até o destino.
Ou seja, em um futuro próximo, a promessa de que sua pizza vai chegar voando se tornará uma realidade.
Inovação Tecnológica