Contêiner de gás
As cargas que circulam em navios geralmente seguem em contêineres, grandes caixas padronizadas que facilitam a manipulação e aumentam a capacidade dos navios.
Quando o assunto é transportar gases e líquidos sob alta pressão, contudo, a perda de espaço é enorme, porque esses produtos são armazenados em tanques redondos ou cilíndricos, formatos altamente eficientes para suportar grandes pressões internas, mas altamente ineficientes em termos de ocupação de espaço.
Isto está prestes a mudar.
Engenheiros coreanos testaram com êxito o primeiro tanque de gás de alta pressão com formato prismático - um paralelepípedo.
O tanque de pressão retangular possui uma estrutura interna em formato de rede que é modular em todas as três direções espaciais, o que permite que ele suporte e equilibre as forças de pressão sobre as paredes externas do recipiente.
Ser modular significa que um vaso de pressão prismático gigante com, digamos, capacidade para 20.000 m3 e uma pressão de 10 atmosferas (10 bar), pode ser construído simplesmente ampliando o projeto de um tanque de pequeno porte.
Vaso de pressão do tipo caixa
O grande desafio é que vasos de pressão devem ser projetados, fabricados, instalados e operados de acordo com códigos e normas muito rígidos, uma vez que, em casos de vazamento ou ruptura, os riscos são enormes.
O protótipo testado, armazenando 80 m3 e suportando 10 atmosferas, atendeu às regras BPVC (Boiler and Pressure Vessel Code) da ASME (American Society of Mechanical Engineers), o padrão internacional para tanques de pressão.
"A operação de um navio torna-se mais simples com um único tanque de combustível em vez de muitos. Além disso, nosso vaso de pressão do tipo caixa pode ser projetado com dimensões que se adaptam precisamente a um navio. Para um navio de contêineres, haverá espaço para um número substancialmente maior de contêineres de gás do que quando se utiliza tanques cilíndricos," disse o professor Daejun Chang, do instituto KAIST.
Segundo ele, os tanques em formato de cubo ou paralelepípedo poderão ser usados para transportar gás liquefeito de petróleo (GLP), gás natural comprimido (GNC) ou gás natural liquefeito (GNL).
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