A Microsoft anunciou nesta quinta-feira, 24, os resultados de seu terceiro trimestre fiscal de 2014 (equivalente ao primeiro trimestre no calendário), com lucros na casa dos US$ 5,66 bilhões e receitas de US$ 20,4 bilhões. Apesar dos bons números, que atingiram as metas de analistas e investidores, trata-se de uma queda em relação ao mesmo período de 2013.
Mesmo assim, a Microsoft teve bom desempenho em várias áreas, entre as quais estão a sempre controversa divisão de produtos para o consumidor final. As receitas desta divisão cresceram 12% em relação ao mesmo período de 2013, com um aumento nas receitas de Windows, possivelmente alavancada pelas empresas e usuários que migraram do finado XP, e no número de assinantes do Office 365 Home, para usuários domésticos.
No trimestre, a empresa conseguiu vender 2 milhões de consoles Xbox: 1,2 milhões são Xbox One e o restante é referente ao 360, mostrando que o videogame mais antigo ainda tem força, principalmente pelo preço reduzido. O Surface conseguiu aumentar em 50% as receitas em relação ao primeiro trimestre de 2013, e gerou cerca de US$ 500 milhões para a empresa.
O Bing, sempre à sombra do Google, conseguiu ter crescimento, também. A fatia do mercado de buscas aumentou para 18,6%; ao mesmo tempo, a receita de publicidade aumentou para 38%.
Como sempre, é na divisão de produtos corporativos que mora o grande sucesso da Microsoft. As receitas com o Office 365 aumentaram em 100%, enquanto os serviços em nuvem da Microsoft Azure subiram 150%. O dinheiro gerado pelo licenciamento do Windows para clientes corporativos também aumentou, mas mais modestamente: 11%.
Olhar Digital
- Nova bateria portátil carrega celular, tablet e até o carro
- Análise de dados vira arma no combate aos hackers
- Brasil tem 83ª internet mais rápida do mundo
- Empresa aluga smartphones para turistas nos EUA por US$ 8 ao dia
- Kingston lança SSDS Msata com capacidades de 240GB e 480GB
- Máquina automática que vende maconha para fins medicinais é lançada
- Google admite que analisa emails de usuários para vender anúncios
- Adolescentes nos EUA preferem usar instagram e twitter
- 10 empresas que tentaram comprar o facebook
- Experts dão dicas para atrair seguidores em twitter ´repaginado´
- Camuflagem contra terremotos é testada com sucesso
- Tanque de gás não precisa mais ser redondo
- Luz lê dados gravados em computadores de plástico
- Computadores do futuro ficarão "normalmente desligados"
- Vidros flexíveis mais fortes que aço serão revelados em quatro anos
- PC, tablet e notebook somam 136 milhões de unidades no Brasil
- Microsoft aumenta vendas do Windows, mas lucro sofre queda
- Telebras gasta R$ 79,2 milhões com fibra óptica para Copa do Mundo
- Microsoft finalmente conclui compra da Nokia
- Carta de princípios da internet deixa neutralidade e vigilância de lado