Etiquetas sem fios
Acidentes em navios como o Costa Concórdia e o sul-coreano Sewol mostram que as táticas usadas para retirar os passageiros em segurança das grandes embarcações não evoluíram muito desde o Titanic.
Por isso, engenheiros europeus de várias universidades e empresas se reuniram em busca de soluções que permitam rastrear os passageiros de um navio, garantindo que todos sejam orientados pela melhor rota de escape e, sobretudo, que nenhum seja deixado para trás, guiando equipes de socorro para resgatar aqueles que estejam em dificuldades.
A tecnologia escolhida pelo projeto Lynceus é similar às etiquetas RFID, mas de maior potência e dotadas de pequenas baterias para aumentar seu alcance.
"Criamos etiquetas sem fios inovadoras que podem ser incorporadas nos coletes salva-vidas, de modo que a localização das pessoas dentro do navio possa ser facilmente detectada," afirmou o Dr. Anastasis Kounoudes, diretor técnico de uma das empresas que participam do projeto. "Os oficiais responsáveis pela segurança poderão, assim, saber exatamente onde se encontra cada passageiro e membro da tripulação durante uma operação de evacuação."
Rastreamento contínuo
No dia-a-dia normal, os passageiros serão rastreados por meio de leitores instalados juntos aos sensores de incêndio.
Os engenheiros do projeto desenvolveram também um dispositivo de radar capaz de determinar a localização exata dos passageiros que tenham caído na água.
A tecnologia é versátil e poderá ser utilizada para ajudar os pais a localizar os filhos nos grandes navios de cruzeiro ou em parques de diversões, e também para monitorar a saúde de pessoas doentes - nesses casos, as pessoas a serem monitoradas deverão utilizar pulseiras especiais com as etiquetas sem fio embutidas.
O projeto Lynceus, que recebeu investimentos de €2,5 milhões da União Europeia, reúne 15 participantes de sete países: Chipre, Alemanha, Grécia, Itália, Espanha, Suíça e Reino Unido.
A equipe pretende agora efetuar uma série de testes com a tecnologia. O projeto deverá ser finalizado em 2015, quando então os parceiros industriais se responsabilizarão em levar as soluções para o mercado.
Inovação Tecnológica
- Embalagem biodegradável de bagaço de cana e óleo de mamona
- Controlando a luz no grito
- Vídeo mais rápido do mundo chega a 100 bilhões de qps
- Lente de contato com vídeo feita em impressora 3D
- Silk screen eletrônico promete eletrônicos descartáveis
- SuperLED emite 150 Watts de luz
- Etiquetas sem fios darão segurança a passageiros de navios
- Paredes têm ouvidos; e podem contar o que ouviram
- Papel regravável usa luz em vez de tinta
- Você compraria um carro feito em uma impressora 3D?
- Empresa chinesa cria guarda-chuva à base de ar
- Microsoft lança celular conectado de R$ 78
- Bill Gates apresenta máquina que transforma lixo em água potável
- Toshiba anuncia cartão de memória com NFC embutido
- Nos EUA, Google perde espaço no mercado de buscadores para o Yahoo
- Facebook compra empresa de tecnologia de reconhecimento de voz
- Oito novas maneiras de usar o celular
- Whatsapp ultrapassa marca de 700 milhôes de usuários ativos
- O que é outernet, e porque ela pode ser o futuro da internet
- Lenovo lança flash portátil para iluminar suas selfies