Como
funcionam as mensagens subliminares?
David Majer Filho, Montividiu, GO
Informação
oculta
Subliminares
são as mensagens que são enviadas abaixo dos limites da percepção e
que podem influenciar nossas escolhas e atitudes posteriores. A teoria
remonta ao filósofo grego Demócrito (460-370 a.C.), mas foi somente em
1919 que a psicologia provou que esses estímulos têm o mesmo efeito da
hipnose sobre o comportamento.
Em 1959,
o publicitário Jim Vicary levou a pesquisa para as ruas: durante uma
sessão do filme 'Férias de Amor' em Nova Jersey, nos Estados Unidos,
projetou frases como 'Beba Coca-Cola' em uma velocidade de 1/3.000 de
segundo, imperceptíveis pela consciência, aumentando as vendas do
refrigerante nas mediações do cinema. A partir de então, capas de
revistas, comerciais e propaganda eleitoral passaram a empregar a técnica
dissimuladamente, até serem denunciados pelo psicólogo canadense
Wilson Brian Key.
Fisiologicamente,
o olho humano tem as células chamadas bastonetes, que formam a visão
periférica, e as chamadas cones, que constituem o foco de visão
consciente. O material explícito é percebido pelos cones, enquanto os
subliminares são rastreados pelos bastonetes. O mesmo acontece com o
ouvido. O fundo musical, que dá o 'clima' de anúncio publicitário ou
filme de terror, é captado enquanto o espectador está atento à fala e
aos gestos do ator-personagem.
Fonte:
Flávio Calazans, doutor em Ciências da Comunicação e autor de
'Propaganda Subliminar Multimídia'
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