Sua marca na Internet
Roberta Cabral
Pergunte a qualquer pessoa quais as marcas mais famosas na
internet. As primeiras lembradas são sempre Amazon, E-bay, Yahoo!, America
Online, etc. Não fazem parte desta lista as marcas mais famosas do mundo -
McDonald’s, Nike e Coca-Cola - nem as empresas de alta tecnologia intimamente
ligadas à internet, como a Microsoft por exemplo. Parece incrível, mas as
marcas mais lembradas da Internet só existem na própria Internet.
Nos primórdios da internet - que alguns analistas chamam de a
1.ª onda - as empresas simplesmente criavam seus sites e os
"penduravam" na web. Sem verba para propaganda e para qualquer outra
despesa, esses pioneiros só sobreviveram graças ao estardalhaço criado, no início,
pelos próprios internautas e, depois, pela mídia - ou seja, grande parte dos
sites foi construído com base na novidade que a Internet representava. Mas tudo
isso mudou, e grande parte deles já saíram de cena.
Hoje as empresas concorrem com dezenas de milhares de sites e
precisam de mais do que um estardalhaço para marcar sua presença no mundo
virtual. A tão desejada propaganda boca-a-boca já não é mais o suficiente
para fazer a fama de um site.
Os fãs da Coca-Cola que perdoem a heresia, mas o site da
Coca-Cola já foi considerado por Marc Johnson - analista de Júpiter - como o
pior da Internet. Segundo ele, a empresa permanecia no passado, dando ênfase a
jogos infantis, e não oferecendo de nada realmente útil.
A exemplo da Coca-Cola há alguns anos, muitas empresas ainda
sem certeza do que fazer, agarraram-se à antiga fórmula de criar sites cheios
de truques e com pouco valor real para o consumidor.
Este meio compromisso com a internet tem grandes chances de dar
errado.
Para construir sua marca na internet, as empresas convencionais
têm de abandonar alguns conceitos do passado e perceber que interatividade na
Internet não significa um jogo divertido, mas marketing de venda.
Independentemente do meio - físico ou virtual - sua empresa
vai continuar precisando saber o que sempre precisou saber: o que seus clientes
querem.
O que as empresas precisam perceber é que a tecnologia de
construção de sites é a parte mais fácil e a mais dinâmica. É na estratégia
que muitas delas tropeçam.
Aí vão 9 dicas para ajudá-lo a marcar sua presença na
Internet:
1) Confirme se todos os
executivos conhecem as estratégias apropriadas à internet e se todos concordam
com o projeto. A instalação e a operação do site podem ser centralizadas ou
terceirizadas, porém independentemente da opção de sua empresa TODOS devem
conhecer os objetivos práticos do site e como ele funciona do ponto de vista prático.
2) Introduza as melhorias
tecnológicas em etapas. Isso até pode parecer um absurdo, mas tenha em mente
que muitas das pessoas que freqüentam o universo da internet ainda têm
hardaware e software antigos e precisam muito mais de facilidade de acesso do
que sinos e estrelinhas pipocando. Certamente sua empresa será mais definida
pelo atendimento, serviço e informações relevantes que oferece ao cliente do
que pela tecnologia que utiliza.
3) Não olhe só o próprio
umbigo. Além de entrar em seu site, visite o dos concorrentes, cadastre-se para
receber os serviços, analise o conteúdo, compre o produto anunciado. Analise
criteriosamente todos os processos (facilidade de uso, acesso, opções de
pagamento, descrição do processo de compra, pós-venda, entrega do produto,
comunicações com o usuário, etc). Peça para amigos e parentes fazerem o
mesmo e ouça atentamente qualquer crítica informal.
4) Procure constantemente
promover melhorias na navegação e na prestação de serviços. No caso de
vendas pelo site seja objetivo nas explicações e oriente rapidamente o cliente
a comprar. Cada clique a mais no mouse - e a respectiva demora - significa um
risco de perda de cliente. Seja obcecado pela racionalização do processo.
5) Não se deixe seduzir
por todas as opções tecnológicas - sons ululantes, efeitos especiais, cores
mudando - seja coerente com a identidade e a estratégia da sua empresa no mundo
real. Na maior parte das vezes, menos é mais.
6) Não se esqueça de
colocar o seu endereço na web em todos os canais de comunicação de sua
empresa - impressos, sacola, recibos, propagandas, etc. Treine o pessoal de
vendas do seu showroom para mencionar o site da empresa nas conversas com
clientes.
7) Mantenha alguém dentro
da empresa diretamente envolvido com os processos dentro do seu site. Todos os
e-mails devem ser respondidos imediatamente. Cumprir à risca tudo o que foi
prometido é um dos pontos principais para gerar credibilidade. Atenção
redobrada ao gerenciamento do banco de dados. Deixe sua política de privacidade
e outros procedimentos operacionais do site acessíveis de qualquer ponto de
navegação.
8) Se sua empresa trabalha
com produtos de consumo, uma idéia interessante para impulsionar sua presença
na internet é oferecer cupons de desconto e um sistema de conexão rápida com
lojas on-line. Não deixe de checar as ferramentas que a loja oferece para que
os seus produtos apareçam em destaque.
9) Se você é fabricante,
a venda direta ao consumidor oferece benefícios óbvios - o simples
fornecimento de informações completas sobre o seu produto pode ajudar a
aumentar a venda em seu showroom. Venda de veículos são um bom exemplo. Quando
oferecem informações importantes e links com concessionárias e locadoras em
seus sites, as montadoras conseguem atrair um bom público.
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