|
Ensino a distância
traz desafios para todos
Estudar sem a presença física do professor ganhou novo sentido e um alcance
tremendamente ampliado. É uma grande oportunidade para alunos, professores,
governo e projetistas de sistemas.
Robson Santos
Desde muito tempo existem os cursos por correspondência e os cursos
transmitidos pela televisão ou por meio de fitas de vídeo. Agora a transmissão
de informação pela internet acelera o processo e permite a inclusão de mais
pessoas no processo de ensino-aprendizagem.
O desenvolvimento de novas tecnologias de comunicação tem contribuído para
baratear os processos de transmissão e o acesso aos equipamentos por parte de
instituições e estudantes, nas palavras do professor Neri dos Santos, do
Laboratório de Ensino a distância da Universidade Federal de Santa Catarina.
Um novo desafio. Ao navegar no ambiente web, o usuário precisa ter
respostas para as seguintes questões básicas: onde estou? Para onde posso ir?
Como chegarei lá? Como poderei voltar para onde estava?
Já um website de educação, em termos de usabilidade, precisa atender a alguns
requisitos mínimos. Uma interface para educação a distância baseada na web
precisa, também, informar ao usuário: por onde começar? É necessário
conhecimento ou ferramenta especial? Como saber se o que é dito é verdadeiro?
Como saber se a informação lhe é adequada? Como é possível experimentar por
si só? O que fazer no caso de querer aprender mais ou menos? E se houver dúvidas?
O incentivo à educação a distância abre perspectivas positivas para
projetistas de sistemas e de interfaces, pois será necessário desenvolver
produtos que atinjam e satisfaçam um público interessado em aprendizado e em
conhecimento de qualidade.
O papel do designer de interfaces é fundamental, uma vez que é através da
interface que o usuário pode acessar o conteúdo. Necessário se faz, também,
um aprofundamento das questões de usabilidade específicas a sistemas de
aprendizagem.
Se a usabilidade é um fator importante em websites de educação, há outros
importantes que devem ser considerados, como as questões pedagógicas específicas
referentes à avaliação de desempenho, ao estímulo para a aprendizagem,
tutoria, entre outras.
Uma das questões fundamentais é o papel do instrutor e do professor no
processo, e a importância do processo de auto-instrução.
Para Francisco José da Silveira Lobo Neto, vice-presidente da Associação
Brasileira de Tecnologia Educacional – ABT, a atual pauta temática da educação
a distância refere-se a três características.
A primeira diz respeito a suas reais possibilidades de abertura e ampliação de
oportunidades de acesso a uma educação de qualidade, como resposta adequada às
exigências de mais e melhor formação em uma modernidade globalizada e
competitiva.
A outra característica está relacionada com a sua consistência como solução
de problemas e dificuldades colocadas pela falta de disponibilidade de tempo de
candidatos a cursos de diferentes níveis e modalidades, pela exigüidade de
espaços e carência quantitativa para seu atendimento.
A terceira característica é seu real valor como instrumento eficaz de renovação
e mudança de paradigmas pedagógicos diante das ilimitadas potencialidades das
Novas Tecnologias de Informação e Comunicação.
Diversos educadores e pesquisadores têm se debruçado sobre o tema e discutem o
assunto em congressos e seminários. Já existem diversas iniciativas e projetos
desenvolvidos por universidades brasileiras envolvendo a educação a distância
de nível superior. O Governo Federal se prepara para encarar os novos desafios
da educação a distância ampliando seu alcance através de metas de
oferecimento de cursos de nível superior públicos, gratuitos e de qualidade.
Para discutir as experiências de ponta da EAD no País e o novo incentivo das
universidades e Governo Federal, especialistas e profissionais se reunirão no
II Congresso Brasileiro de Educação Superior a Distância, a se realizar em
Brasília, nos dias 3, 4 e 5 de setembro, com o incentivo do MEC por meio da
Secretaria de Ensino Superior a Distância – SEED. Durante o congresso ocorrerão
palestras, apresentações de trabalhos, painéis e mesas redondas. Também serão
oferecidos minicursos com os seguintes temas: Tutoria, Grupo Ware, Pedagogia de
Projetos, e Ferramentas.
Também a Associação Brasileira de Educação a Distância – ABED, Pólo Rio
de Janeiro realiza o seu segundo encontro do ano no dia 26 de agosto, às 18:30
hs, no CEAD/UniRio. Na agenda do encontro estão informações sobre o X
Congresso Internacional de Educação a distância da ABED e a palestra
"Explorando a Avaliação em um Curso à Distância". [Webinsider]
.......................................................................................
Fontes:
. UniRede – www.unirede.br
. FLEMING, Jennifer. Web navigation: designing the user experience. Sebastopol,
CA; O’Reilly, 1998.
. NETO, Francisco José da Silveira Lobo. Educação à distância: regulamentação
e realização. Boletim Técnico do Senac, v. 28 – n. 2, maio-ago. 2002.
|
|
|
|