|
Flash já é normal em
vários projetos comerciais
Vários tipos de aplicações comerciais já elegeram o Flash como padrão.
Veja aqui exemplos sobre onde usar bem som, animação e interatividade rica...
e uma dica para evitar dois erros muito comuns.
Frederick van Amstel
O Flash está virando padrão para websites de eletrônicos, automóveis,
moda, calçados,
música e filmes.
Ele é ainda muito utilizado para simulação de ambientes (pisos,
móveis,
tintas),
teaser de jogos
eletrônicos, animações
explicativas e, em menor grau, bibliotecas
audiovisuais.
Com ele, o usuário pode interagir mais com o produto ou a informação
promovida. Assim, o relacionamento de consumo é mais intenso. As vantagens que
uma interface rica traz estão diretamente ligadas à satisfação que
ela produz.
Porém, não é o caso de sair por aí feito um louco substituindo HTML por
Flash. É preciso saber a hora certa de adicionar conteúdo com o Flash (veja artigo
anterior).
Normalmente as soluções mais adotadas são 100% Flash e menu de
navegação em Flash.
A primeira alternativa quase sempre é mal-escolhida. É realmente difícil
encontrar um site comercial todo em Flash que ofereça uma experiência ao
usuário tão fantástica a ponto de superar as desvantagens dessa prática
(acessibilidade, tempo de carregamento, custo de produção e etc).
Quanto ao menu, embora possa ser interessante do ponto de vista da
interatividade, há que se pesar alguns pontos. Primeiramente, não esquecer do poder
do hipertexto. É um retrocesso resumir a navegação de um site a
um menu. Os pontos de contato entre o conteúdo devem também estar
espalhados pelo site.
Outro problema é deixar esse menu (o porto seguro do site) dependente do Flash.
A solução racional é usar um script
de detecção para verificar se a versão correta do plugin está
instalada; do contrário, é exibida uma versão alternativa do menu, em HTML. O
problema é que esse script pode falhar (mais sobre isso no próximo artigo
desta série, sobre como aproveitar racionalmente os recursos do Flash).
Algumas funções que o Flash
pode desempenhar bem:
Entretenimento
O famoso site I
Want My Flash TV, embora seja um manifesto dos Flashlovers, deixa claro o
grande poder que tem o Flash para o entretenimento. As poucas aplicações nessa
área se resumem a games
e desenhos animados.
Porém, o entretenimento pode ser oferecido como bem de troca numa estratégia
de branding (advergames
e animações de alto
impacto, por exemplo).
Educação
As possibilidades que ele cria
para o E-learning
são muito valiosas. Animação, áudio e vídeo são poderosíssimos para o
ensino retórico e a interatividade, para o dialético. Num sistema ideal, é
possível assistir aulas multimídia, ler textos, gravar anotações, responder
questionários, conversar com o professor por videoconferência etc.
Comunicação
Há alguns anos atrás,
estudiosos ficavam fascinados com o potencial do computador como meio de
comunicação. Três conceitos especulados:
- Convergência de Mídias.
O computador reúne todas as características do demais meios de comunicação
num único aparelho. Solução única, canivete suíço
- Multimídia.
O computador veicula texto, áudio e vídeo
- Hipermídia.
Os elementos acima mais interatividade. O leitor-ouvinte-telespectador tem
maior controle, maior liberdade de escolha
- Realidade Virtual.
Alguns dos elementos acima, conspirando para criar um ambiente
- Comunidade Virtual.
O ambiente mais outras pessoas
Com o Flash tudo
isso é possível. A versão 6 MX oferece conexão com webcams e microfone,
permitindo conferências em tempo real (é necessário o Flash
Communication Server, entretanto).
Informações
financeiras
Embora pesada, a NYSE
MarkeTrac fornece uma grande quantidade de informação numa única tela,
sem a necessidade de rolagem. A apresentação de conteúdo foge do padrão de
tabelas e gráficos lineares. Só não se sabe se isso é bom ou não, por
enquanto...
Numa outra
aplicação de exemplo, o Flash é um acessório da página (caixa à
direita), oferecendo consulta rápida a cotação de ações nas bolsas de
valores. Bem melhor do que usar um Javascriptzinho fuleiro.
Arte
Não esquecer também que a
multimídia é um suporte novo para poesia,
animações artísticas
, crônicas (não me
batam por isso...), revistas
de arte e experimentos visuais.
[Webinsider]
|
|
|
|