Flash já é normal em vários projetos comerciais

Vários tipos de aplicações comerciais já elegeram o Flash como padrão. Veja aqui exemplos sobre onde usar bem som, animação e interatividade rica... e uma dica para evitar dois erros muito comuns.

Frederick van Amstel

O Flash está virando padrão para websites de eletrônicos, automóveis, moda, calçados, música e filmes. Ele é ainda muito utilizado para simulação de ambientes (pisos, móveis, tintas), teaser de jogos eletrônicos, animações explicativas e, em menor grau, bibliotecas audiovisuais.

Com ele, o usuário pode interagir mais com o produto ou a informação promovida. Assim, o relacionamento de consumo é mais intenso. As vantagens que uma interface rica traz estão diretamente ligadas à satisfação que ela produz.

Porém, não é o caso de sair por aí feito um louco substituindo HTML por Flash. É preciso saber a hora certa de adicionar conteúdo com o Flash (veja artigo anterior).

Normalmente as soluções mais adotadas são 100% Flash e menu de navegação em Flash.

A primeira alternativa quase sempre é mal-escolhida. É realmente difícil encontrar um site comercial todo em Flash que ofereça uma experiência ao usuário tão fantástica a ponto de superar as desvantagens dessa prática (acessibilidade, tempo de carregamento, custo de produção e etc).

Quanto ao menu, embora possa ser interessante do ponto de vista da interatividade, há que se pesar alguns pontos. Primeiramente, não esquecer do poder do hipertexto. É um retrocesso resumir a navegação de um site a um menu. Os pontos de contato entre o conteúdo devem também estar espalhados pelo site.

Outro problema é deixar esse menu (o porto seguro do site) dependente do Flash. A solução racional é usar um script de detecção para verificar se a versão correta do plugin está instalada; do contrário, é exibida uma versão alternativa do menu, em HTML. O problema é que esse script pode falhar (mais sobre isso no próximo artigo desta série, sobre como aproveitar racionalmente os recursos do Flash).

Algumas funções que o Flash pode desempenhar bem:

Entretenimento

O famoso site I Want My Flash TV, embora seja um manifesto dos Flashlovers, deixa claro o grande poder que tem o Flash para o entretenimento. As poucas aplicações nessa área se resumem a games e desenhos animados. Porém, o entretenimento pode ser oferecido como bem de troca numa estratégia de branding (advergames e animações de alto impacto, por exemplo).

Educação

As possibilidades que ele cria para o E-learning são muito valiosas. Animação, áudio e vídeo são poderosíssimos para o ensino retórico e a interatividade, para o dialético. Num sistema ideal, é possível assistir aulas multimídia, ler textos, gravar anotações, responder questionários, conversar com o professor por videoconferência etc.

Comunicação

Há alguns anos atrás, estudiosos ficavam fascinados com o potencial do computador como meio de comunicação. Três conceitos especulados:

  • Convergência de Mídias. O computador reúne todas as características do demais meios de comunicação num único aparelho. Solução única, canivete suíço
  • Multimídia. O computador veicula texto, áudio e vídeo
  • Hipermídia. Os elementos acima mais interatividade. O leitor-ouvinte-telespectador tem maior controle, maior liberdade de escolha
  • Realidade Virtual. Alguns dos elementos acima, conspirando para criar um ambiente
  • Comunidade Virtual. O ambiente mais outras pessoas

Com o Flash tudo isso é possível. A versão 6 MX oferece conexão com webcams e microfone, permitindo conferências em tempo real (é necessário o Flash Communication Server, entretanto).

Informações financeiras

Embora pesada, a NYSE MarkeTrac fornece uma grande quantidade de informação numa única tela, sem a necessidade de rolagem. A apresentação de conteúdo foge do padrão de tabelas e gráficos lineares. Só não se sabe se isso é bom ou não, por enquanto...

Numa outra aplicação de exemplo, o Flash é um acessório da página (caixa à direita), oferecendo consulta rápida a cotação de ações nas bolsas de valores. Bem melhor do que usar um Javascriptzinho fuleiro.

Arte

Não esquecer também que a multimídia é um suporte novo para poesia, animações artísticas , crônicas (não me batam por isso...), revistas de arte e experimentos visuais. [Webinsider]

 

 

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