Carros híbridos podem ser fabricados a custo baixo

A Toyota Motor exibiu hoje a jornalistas, pela primeira vez, o local de produção de seus carros híbridos, movidos a gasolina e eletricidade. A empresa tem uma mensagem poderosa, produzi-los não custa caro.

Não muito tempo atrás, grandes montadoras mundiais de automóveis, incluindo a maior delas, a General Motors, questionavam os benefícios de desenvolver carros híbridos, argumentando que eles seriam apenas uma solução provisória antes que os veículos movidos por célula combustível, que geram poluição zero, assumam posição mais importante.

Elas acusavam, talvez com razão, a Toyota e a Honda Motor, a única outra fabricante em larga escala de carros híbridos movidos a eletricidade e gasolina, de vender esses veículos abaixo do custo, dado o uso intensivo de mão-de-obra requerido para sua montagem.

Talvez houvesse alguma justificativa para esse argumento no passado, mas isso deixou de ser verdade, diz a Toyota, que no mês passado lançou seu sedã híbrido de segunda geração Prius no mercado japonês.

"O Prius anterior era construído em uma linha de montagem exclusiva na fábrica de Takaoka, e depois em Monomachi", disse Kenji Takahara, diretor de administração na fábrica de Tsusumi, agora encarregada da produção do Prius. "Agora, o modelo compartilha de uma linha de produção com quatro outros sedãs produzidos em massa", afirmou.

Trata-se de um grande e necessário passo para a maior montadora japonesa de automóveis, que planeja oferecer a propulsão híbrida como alternativa em todos os seus modelos num futuro não muito distante. A Toyota espera vender 300 mil desses veículos por ano, a partir da metade da década.

Os híbridos usam motores elétricos e pacotes de baterias para aumentar sua eficiência de combustível, ganhando potência na aceleração e acumulando energia durante as freadas. A Toyota afirma que o Prius faz 35,5 quilômetros por litro de gasolina.

Comparações visuais com o método de produção do Prius anterior são difíceis, porque os jornalistas não puderam visitar a linha de montagem. Mas a linha de montagem do Prius atual produz um carro por minuto, ante oito a 10 minutos por unidade na linha anterior.

Reuters

 

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