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Carros híbridos
podem ser fabricados a custo baixo
A Toyota Motor exibiu hoje a jornalistas, pela primeira vez,
o local de produção de seus carros híbridos, movidos a
gasolina e eletricidade. A empresa tem uma mensagem
poderosa, produzi-los não custa caro.
Não muito tempo atrás, grandes montadoras mundiais de
automóveis, incluindo a maior delas, a General Motors,
questionavam os benefícios de desenvolver carros híbridos,
argumentando que eles seriam apenas uma solução provisória
antes que os veículos movidos por célula combustível, que
geram poluição zero, assumam posição mais importante.
Elas acusavam, talvez com razão, a Toyota e a Honda
Motor, a única outra fabricante em larga escala de carros híbridos
movidos a eletricidade e gasolina, de vender esses veículos
abaixo do custo, dado o uso intensivo de mão-de-obra
requerido para sua montagem.
Talvez houvesse alguma justificativa para esse argumento
no passado, mas isso deixou de ser verdade, diz a Toyota,
que no mês passado lançou seu sedã híbrido de segunda
geração Prius no mercado japonês.
"O Prius anterior era construído em uma linha de
montagem exclusiva na fábrica de Takaoka, e depois em
Monomachi", disse Kenji Takahara, diretor de administração
na fábrica de Tsusumi, agora encarregada da produção do
Prius. "Agora, o modelo compartilha de uma linha de
produção com quatro outros sedãs produzidos em
massa", afirmou.
Trata-se de um grande e necessário passo para a maior
montadora japonesa de automóveis, que planeja oferecer a
propulsão híbrida como alternativa em todos os seus
modelos num futuro não muito distante. A Toyota espera
vender 300 mil desses veículos por ano, a partir da metade
da década.
Os híbridos usam motores elétricos e pacotes de
baterias para aumentar sua eficiência de combustível,
ganhando potência na aceleração e acumulando energia
durante as freadas. A Toyota afirma que o Prius faz 35,5
quilômetros por litro de gasolina.
Comparações visuais com o método de produção do
Prius anterior são difíceis, porque os jornalistas não
puderam visitar a linha de montagem. Mas a linha de montagem
do Prius atual produz um carro por minuto, ante oito a 10
minutos por unidade na linha anterior.
Reuters
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