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Estrelas do cinema
aderem à moda dos blogs
Saber o que uma estrela pensa é mais fácil
do que parece, graças à Internet, o fórum perfeito para que aqueles que
vivem do público mas fogem dos "paparazzi" dêem sua versão
dos fatos em seu próprio diário. Batizados de blogs, esses diários
cibernéticos abriram uma nova porta para os famosos, que através da
Internet contam sua vida, esclarecem rumores, mantêm um diário detalhado
e fazem campanha política.
Qualquer dessas opções é válida nessa moda que começou há uns
cinco anos e reflete o que pensa o autor do blog. Por isso não é de
estranhar que o "blog" de Michael
Douglas seja sério e árido, dedicando grande parte de seu diário
a seus trabalhos como embaixador da boa vontade.
Ian McKellen
utilizou a internet para defender a homossexualidade pois, como afirma em
seu diário, o ator de O Senhor dos Anéis só fala daquilo que conhece,
"ser ator e ser homossexual". Já o do diretor David
Lynch é tão original como seus filmes. Defende a criação de
uma fundação mundial de meditação transcendental.
"É algo que pode trazer paz ao mundo. Já que foi provado que
reduziu o crime e a violência", defende Lynch em seu blog. Há páginas
muito mais ao estilo de Hollywood, como a de Melanie
Griffith. A estrela se dedica a esclarecer os rumores que cercam
sua vida matrimonial, cumprindo assim o desejo de seu marido, Antonio
Banderas. "Sempre me encantou a idéia de manter um diário com todos
os rumores falsos que são publicados sobre nós em Hollywood",
afirmou o ator espanhol, em diversas ocasiões.
Há os mais suculentos, como o de Fred Durst, do grupo Limp Bizkit, que
aproveita seu diário na Internet para contar "tudo" sobre sua
relação com Britney Spears. Há também surpresas, como o site da rainha
do pornô Ásia
Carrera, que longe de ser o diário mais escandaloso é um dos
mais bem escritos. Como destacou o criador de um dos blogs mais conhecidos
da Internet, Matt Drudge, estes diários são fruto da revolução cibernética
de "eliminar o mediador" e manter um contato mais direto com o público.
Um contato que pode não ser tão dirigido aos fãs de uma estrela, mas
ao público em geral. Mensagens políticas são lançadas por figuras como
Moby, Barbra Streisand, Michael Moore e George Takei. Este último,
conhecido como o doutor Sulu da série Star Trek, começou a escrever para
seu site
porque ninguém havia se interessado em se apropriar de seu nome na rede.
Em seu site, além de contar sua vida, o ator defendeu os árabes após os
atentados de 11 de setembro, para que não fossem vítimas do racismo que
viveu em sua infância, como japonês nos Estados Unidos durante a Segunda
Guerra Mundial. Outros, como Roy Disney, sobrinho do pai de Mickey Mouse,
o lendário Walt Disney, têm outro objetivo por trás de seus diários.
O título de seu site
recém inaugurado esta semana diz tudo: um fórum a partir do qual
pretende liderar sua cruzada para devolver os estúdios Disney aos tempos
nos quais o sucesso e a qualidade se davam a mão. "Busco o seu apoio
enquanto embarco nesta importante missão de restaurar a magia e a
fantasia da companhia Walt Disney", diz Disney, que no mês passado
se demitiu da companhia, transformada num dos maiores selos de Hollywood.
Claro que por trás de toda essa sinceridade de estrela há outro negócio
paralelo. Grande parte desses sites é dedicado à venda de discos, autógrafos
e produtos relacionados ao autor do "blog". Um contato ainda
mais direto com o público, pois, como mostra o site de Takei, os autógrafos
podem ser personalizados, basta escrever seu nome
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