Tecnologia de voz pela
internet promete revolução na indústria
da Agência Lusa
As companhias de telefonia e cabos já iniciaram uma verdadeira corrida para
oferecer novos serviços de voz pela internet, tecnologia conhecida por VoIP
(Voz sobre IP), que poderá tornar o sistema telefônico, já com 125 anos, tão
arcaico como os sinais de fumaça.
Um grande passo nesse sentido foi dado nesta semana, quando três importantes
empresas de comunicações dos Estados Unidos --a unidade de televisão a cabo
da Time Warner, a Qwest e a AT&T-- anunciaram planos para vender aos
clientes serviços telefônicos via internet.
Esses planos vão reduzir o custo das chamadas telefônicas e permitir a oferta
de novos serviços, como a possibilidade de verificar caixa postal ou programar
pedidos de reencaminhamento de chamadas pela web.
A tecnologia telefônica pela internet já começou a entrar nas grandes
empresas, sobretudo para trânsito de chamadas internacionais, mas está ainda
distante do consumidor comum. Menos de 200 mil norte-americanos usam serviços
telefônicos pela internet como primeira opção, segundo a TeleGeography.
Mas esse número poderá subir muito em 2004. Além dos anúncios desta semana,
a maior companhia telefônica do país, a Verizon, planeja apresentar ao mercado
um serviço telefônico pela internet dentro de seis meses.
Tradicionalmente, uma conversa telefônica é convertida em sinais eletrônicos
que seguem uma rede de ligações dentro de um circuito dedicado. As chamadas de
longa distância são mais caras devido aos custos de operação das companhias
regionais que iniciam e terminam a ligação.
Com a tecnologia VoIP, quando um telefonema é feito, os sons são convertidos
em pacotes de dados que seguem caminhos diferentes pela internet ou redes
privadas, tal como o correio eletrônico ou uma mensagem instantânea. No outro
lado da chamada, esses pacotes voltam a ser convertidos em som.
A qualidade do som às vezes perde qualidade, mas tem melhorado nos últimos
anos e deverá tornar-se ainda melhor com a difusão do acesso à internet em
alta velocidade.
Todo este processo é mais barato porque elimina custos de acesso a longas distâncias,
embora esta questão seja controversa e ainda esteja sob análise da FCC (Comissão
Federal de Comunicações dos EUA, na sigla em inglês).
A tecnologia também promete ajudar as empresas a poupar dinheiro, já que podem
usar as suas caras redes de dados para fazer telefonemas, em vez de servirem
apenas para distribuir arquivos de computador. E como a voz é enviada como
qualquer outro dado, isso permite a oferta de novos serviços de vídeo-conferência
e mensagens telefônicas com base na internet.