A
internet não é mais a mesma
Vou fazer do
meu artigo de estréia uma breve apresentação do meu perfil e dos assuntos
que pretendo abordar no VendaMais no decorrer deste ano. Também
pretendo com este artigo chamar a atenção dos leitores para a importância
da internet no dia-a-dia dos negócios de uma empresa.
Sou um entusiasta da web desde os primeiros anos da internet comercial no
Brasil, que começou a ganhar fôlego em 1997. De lá para cá trabalhei em
diferentes funções, tendo por vezes acumulado algumas delas - Até alguns
anos atrás era comum um profissional da web ser responsável por praticamente
100% da presença online de uma empresa - felizmente isto é passado.
De uns tempos para cá tenho focado exclusivamente em três diferentes
aspectos: webwriting, também conhecido como "redação para web",
engenharia de usabilidade, que cuida da facilidade em se usar o site e MOB
- marketing de otimização em buscadores, que trata da promoção em
buscadores. Para aqueles que ainda não estão familiarizados com os termos, não
se preocupem, nos próximos artigos vamos trabalhar isoladamente cada uma
destas áreas.
Internet em números:
Não se deixe enganar, a web é tudo aquilo e mais um pouco.
Desde o início de minha carreira na web esta já passou por diversas
transformações, dentre elas uma ascensão acelerada seguida de um
"colapso" catastrófico em 2000, num fenômeno denominado
"bolha da internet", influenciado principalmente por especulações
do mercado de ações.
Infelizmente este fenômeno deixou seqüelas, não é raro encontrar pessoas
que acreditam que a web não deu certo, ou que a internet não é tudo aquilo
que se esperava. Apesar deste preconceito, somente no ano da explosão da
bolha (2000) a web triplicou seu número de usuários, de 6 milhões para 18
milhões em todo o mundo. Em setembro de 2002 já se somavam 608 milhões de
internautas em todo o mundo, sendo 14 milhões no Brasil* (fonte: Nielsen
NetRatings).
* Usuários residenciais. Sendo que destes 14 milhões, cerca de 8 milhões
são usuários ativos. É importante notar que a pesquisa não considera o uso
da internet no trabalho (este levantamento deve acontecer este ano - 2003),
onde o número deve aumentar consideravelmente.
Um público destas proporções não pode ser ignorado. Se você ainda acha
que pode, leve em consideração que, aqui no Brasil, este número envolve
pessoas economicamente ativas, de alto poder aquisitivo e com um bom grau de
instrução. Vou além, em março de 2002, Pedro Cabral, presidente da Agência
Click, publicou na Gazeta Mercantil um artigo
interessantíssimo que compara a internet nacional a uma Bélgica dentro
do Brasil. Dentre as informações levantadas por Cabral, ele aponta que:
"...se nos comunicarmos com todas as pessoas conectadas à rede,
estaremos nos dirigindo a um público que concentra 35% da renda do
Brasil."
A internet não é mais a mesma... Agora ela é muito melhor! É claro que
tirar proveito destes números não é tarefa das mais fáceis. Antes é
preciso conhecer bem este novo meio, trabalhar duro, testar diferentes
alternativas e estar preparado para errar, pois assim como em qualquer outro
ambiente de negócios, os erros vão acontecer. Evidentemente as chances de
errar diminuem bastante com um bom planejamento.
Tirando proveito da web
E um lembrete para aqueles que ainda não acreditam
É importante ressaltar que internet não se resume a e-commerce, e é aí
talvez que a maioria das pessoas acabam por desacreditar em seu potencial. A
internet já está enraizada no dia-a-dia dos negócios da maioria das
empresas de diferentes formas: na comunicação por email, num website
institucional, numa ferramenta de eCRM, num catálogo virtual de produtos e
assim por diante.
O ideal é saber quais destes itens interessam e funcionam para o seu modelo
de negócios, principalmente sob uma perspectiva custo-benefício. Definidos
os itens, cada um deles vai requerer planejamento, implantação e
acompanhamento. Cada uma das ações online adotadas pelas empresas deve ser
tratada como qualquer outra ação de negócios no meio offline, com muita
seriedade e profissionalismo.
A internet não é uma galinha dos ovos de ouro, isso todos estão cansados de
saber. Não basta estar presente para que as coisas aconteçam. Casos de
sucesso repentino existem, mas são raros e isolados, assim como acontecem
fora da web. O maior problema que vejo hoje, são pessoas e empresas tentando
copiar estes casos isolados, crentes que vão encher os bolsos de dinheiro -
é claro que não é assim que funciona.
Pense na web como uma extensão dos seus negócios no meio virtual.
Planejamento e conhecimento do assunto são imprescindíveis. Os investimentos
devem ser gradativos, de acordo com os resultados que vão sendo alcançados.
Já passou o tempo em que se pensava se a internet ia ou não dar resultados.
A internet já é uma realidade. Se pudéssemos parar completamente a internet
nacional por uma semana que fosse, as conseqüências seriam catastróficas.
Aqueles que ainda desprezam a internet como um meio de negócios, seja por
falta de conhecimento do assunto ou por fobia de computadores, estão ficando
pra trás e, quando despertarem para a realidade, correm o risco de nunca mais
alcançar sua concorrência. Portanto meus caros: é hora de abrir os olhos e
começar a pensar na web como mais uma ferramenta de negócios.
Nos próximos artigos vamos abordar diferentes formas de se tirar proveito da
web - para crentes e descrentes - sempre dirigindo nosso foco para a área de
vendas.
O que você achou deste artigo? Você concorda? Discorda? Tem alguma dúvida
ou algo a acrescentar? Eu gostaria de saber sua opinião e trocar idéias,
envie seu email para alexandre@hotlist.com.br
Alexandre
Kavinski é especialista em Search Engine Marketing e
Usabilidade.
|