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Visita masculina lidera site
de encontro
MARIJÔ ZILVETI
da Folha de S.Paulo
Homens e mulheres estão em busca de parceiro na internet, mas os homens são
mais ativos: pesquisam mais os sites de encontros, colocam mais perfis na rede e
se dispõem a pagar para aparecer com mais generosidade que as mulheres. Audazes
ou curiosos, todos fazem parte de uma população crescente: só o serviço
Friendster (www.friendster.com),
comunidade on-line para amizades e encontros mais popular da rede, recebeu 927
mil visitas em outubro passado, contra 532 mil em junho do mesmo ano, segundo o
instituto de pesquisas Nielsen/NetRatings.
Outro instituto, o Jupiter Research, aponta que os sites de relacionamentos
(conhecidos como "personals") pagos geraram US$ 215 milhões no
primeiro semestre de 2003. Especula-se ainda que esse segmento deva chegar a US$
642 milhões em 2008.
No Brasil, as páginas de ciberencontros amorosos existem desde 1997 e vem
aumentando cada vez mais. Os primeiros foram o Amigos Virtuais (www.uol.com.br/amigosvirtuais)
e o Almas Gêmeas (almas.terra.com.br),
respectivamente, dos provedores Universo Online e Terra.
No Yahoo! Encontros (yahoo.parperfeito.com.br),
que faz parceria com o Par Perfeito (www.parperfeito.com.br),
o usuário lê que "entre mais de 3,5 milhões de pessoas, você irá
encontrar o amor de sua vida ou, no mínimo, uma ótima diversão".
Em quatro anos de vida, o Comovai (www.comovai.com.br)
relata que "mais de 500 casamentos e milhares de namoros foram
realizados". O Teprocurando (www.teprocurando.com.br)
diz receber "mais de 300 cadastros novos por dia". Uma história em
quadrinhos explica como funciona o Superencontros (www.superencontros.com.br).
O Quiça (www.quica.com.br)
é outro serviço para quem busca homens e mulheres em vários Estados
brasileiros.
Recentemente lançado no país, o Cupido.net (www.cupido.net),
em parceria com a America Online e a Claxson, permite o uso gratuito por 30 dias
para, depois, oferecer planos pagos. Como diferencial, o internauta pode anexar
um videoclipe a seu perfil.
Maior freqüência nas férias
Os homens são freqüência majoritária nos sites de relacionamentos amorosos.
É o que conclui um levantamento realizado pelo Ibope/NetRatings. Segundo o
instituto de pesquisas, em março deste ano, do total de 1,228 milhão de
pessoas que visitaram sites de ciberencontros brasileiros, 62,6% eram público
masculino, e 37,4%, público feminino. Em janeiro, o número de internautas foi
maior: 1,571 milhão. Alexandre Sanches Magalhães, analista de internet do
instituto, atribui esse crescimento ao seguinte fator: "No mês de férias
escolares, mães e filhos viajam, e os pais, não. A internet serve de
ferramenta para procurar aventuras".
Os sites são pródigos em descrever histórias de amor em que homens e mulheres
encontraram seus pares. Há relatos que trazem fotos dos casais. Raríssimos,
porém, contêm e-mail para contato.
Além dos sites para encontrar seus pares românticos, desponta na rede uma
outra categoria: serviços para o prazer sexual.
Em www.disponivel.com.br,
a busca pode ser feita por sexo, grupo, hetero, bi ou transexual. Em www.altalibido.com.br,
há um convite para soltar a fantasia. Em www.pulacerca.com,
a proposta é encontro íntimo. No link "Quem tá online", uma
constatação: os homens são maioria.
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