Download
de filmes alcança o de música na Web
Filmes e arquivos pesados estão se tornando os mais populares para
download na Internet, de acordo com a consultoria de tecnologia
CacheLogic. Segundo a empresa, que mede o tráfego ponto a ponto nas
redes de provedores de Internet, a idéia de que o compartilhamento de
arquivos tem o formato MP3 como principal foco é um mito.
A CacheLogic afirma que
a maioria do tráfego é gerado por arquivos com mais de 100 Mb, o que
indicaria que os usuários de Internet estão tão propensos a baixar
longa-metragens, programas de computador e jogos quanto músicas em MP3.
"O vídeo alcançou
a música", afirma Andrew Parker, fundador e diretor de tecnologia
da CacheLogic, que baseou suas conclusões no monitoramento da atividade
no interior das redes, e não apenas nas portas de comunicação.
Custo
A empresa de consultoria estima que, a qualquer hora do dia ou da noite,
há pelo menos 10 milhões de pessoas conectadas a redes ponto a ponto
(P2P).
De acordo com a
CacheLogic, as redes P2P são as maiores consumidoras de dados nas redes
dos provedores de Internet, com um peso significativamente maior do que
o tráfego de websites, e custam por ano cerca de R$ 1,8 bilhão.
Para o download de músicas,
a companhia acredita que o compartilhamento de arquivos não está mais
tão concentrado nos aplicativos mais conhecidos como o Kazaa, que
perdeu popularidade depois que passou a ser criticado pela associação
de gravadoras americanas (Riaa).
A consultoria afirma
que os usuários estão agora voltando sua atenção para outros
programas ponto a ponto, como o BitTorrent.
A rede FastTrack (que
abriga o Kazaa) responde por 24% do tráfego de redes ponto a ponto. Já
aplicativos menos conhecidos como o BitTorrent e o eDonkey representam
juntos 72% do compartilhamento de arquivos, segundo a CacheLogic.
No lançamento de uma
superprodução do cinema, 30% do tráfego P2P de um provedor monitorado
pela empresa foi gerado por um único arquivo de 600 Mb. "O
crescimento não tem relação com música. Há um novo presidente
chegando na MPAA (associação dos principais estúdios de cinema
americanos), e ele provavelmente vai ser bem agressivo", disse um
porta-voz da CacheLogic.
Experiência
dolorosa
A MPAA recentemente sugeriu que um em cada quatro usuários de Internet
já baixou filmes e a associação alertou que a extensão da pirataria
online deve crescer à medida em que mais pessoas tiverem acesso à
banda larga.
De acordo com o
instituto de pesquisas Jupiter, 15% dos usuários de redes P2P na Europa
baixam um filme completo por mês. Na Espanha, esse número chega a 38%.
"Vai ocorrer um
aumento da atividade da MPAA, mas a abordagem da Riaa ensinou algumas lições
e eu não espero nada muito rigoroso", afirma Mark Mulligan,
analista do Jupiter.
Mulligan diz que não
está convencido de que os downloads de vídeo vão superar a música tão
cedo. "Eu ficaria muito surpreso se os downloads de filmes se
tornassem a forma dominante de compartilhamento de arquivos. Isso porque
o processo de download ainda é uma experiência bastante dolorosa para
usuários com menos de um megabit de largura de banda", comenta o
analista.
Conveniência
O comportamento dos usuários também depende da conveniência. Como são
muito menores, os arquivos de música são mais fáceis de baixar e
armazenar.
Nos últimos anos, o
download de músicas se tornou uma norma cultural dominante entre os
jovens conectados, que encontraram na Internet uma maneira fácil para
montar suas próprias coletâneas.
"Há toda uma geração
de usuários que cresce sem o conceito da música como uma mercadoria
paga", afirma Mulligan. "O compartilhamento de arquivos ainda
é um desafio para a indústria da música, do cinema e da TV."
Programas gratuitos
para redes ponto a ponto são distribuídos nos sites das próprias
empresas responsáveis pelo serviço e muitos provedores de conteúdo,
incluindo a BBC, estudam a possibilidade de usar protocolos P2P para
distribuir seus produtos.
BBC
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