Gafisa vende
30% dos imóveis pela web
SÃO PAULO -
Para a construtora e incorporadora Gafisa, a web tem sido um ótimo negócio:
30% de suas vendas hoje já são fechadas pelo site da empresa.
A construtora,
que atua no eixo Rio-São Paulo, vem investindo cerca de 1,5 milhão de reais
ao ano no mercado virtual, com a intenção de aproveitar o crescimento do
setor. "Além das facilidades que a internet traz para o negócio, o
nosso retorno anual costuma ser de 135 milhões de reais", entrega
Francisco Pedroso, diretor de incorporação da Gafisa.
São 1,1 milhão
de visitas anuais, conta a empresa, com acesso a ferramentas como o folheto
eletrônico, que inclui imagens 3D para o interessado passear virtualmente
pelos ambientes do imóvel e informações como número de quartos, medidas,
descrição da área de lazer e tabelas de financiamento, entre outras. O
endereço ainda oferece atendimento online em horário comercial e uma
ferramenta para o acompanhamento das etapas da obra.
A venda online
é na verdade uma pré-reserva do imóvel desejado. Neste processo, a Gafisa
envia ao interessado, por um sistema protegido por criptografia, todos os
documentos necessários. O restante do processo pode ser feito via Sedex.
Segundo a Gafisa, um dos principais atrativos deste esquema é financeiro:
para a construtora, levar uma pessoa ao site custa 30 vezes menos do que levá-la
ao estande no local da obra.
No último ano,
cerca de 200 mil internautas acessaram a área de empreendimentos cariocas da
construtora pelo site. Do total, 208 pessoas agendaram uma visita aos estandes
de venda e outras 159 fizeram pré-reservas de unidades. Um dos exemplos foi o
do condomínio La Place, na Barra da Tijuca: segundo a Gafisa, 80 das 500
pessoas que responderam ao anúncio por e-mail realmente estavam interessadas
nos imóveis oferecidos.
Renata
Mesquita, do Plantão INFO
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