Microsoft
mostra serviço de busca no HD e na Web
A Microsoft, que esta desafiando a líder do mercado de buscas na Internet
Google, demonstrou pela primeira vez um mecanismo de pesquisa que busca
informações no disco rígido do computador dos usuários, além da Web.
A maior produtora de software do mundo já havia dado sinais de que estava
interessada em ter uma tecnologia de busca de informações que fosse além
da Web. E o vice-presidente da Microsoft, Yusuf Mehdie, deu a mais clara
indicação até agora de que a empresa vai entrar no segmento de busca em
discos rígidos, considerada o próximo campo de batalha entre os
fornecedores de ferramentas de pesquisa. "Poderemos buscar além da
Web de maneira bem rápida", disse Mehdie a analistas e jornalistas
reunidos na sede da Microsoft durante o encontro anual da companhia.
"Fizemos muitos
progressos", afirmou o executivo, sem informar uma data de lançamento
da nova tecnologia. Microsoft, Google e Yahoo estão se preparando para
grandes atualizações em seus serviços no próximo ano para conseguirem
atrair mais usuários e receitas com publicidade geradas por suas
ferramentas de pesquisa.
Os competidores também
mudaram de foco em direção ao próprio computador dos usuários, que não
têm ferramentas avançadas de busca de informação em seus discos rígidos.
No início deste mês, a Microsoft comprou o Lookout, um programa que
permite aos usuários do software de email Outlook procurarem informações
dentro de suas mensagens por meio de palavras-chave.
Os resultados do Lookout,
que também pode analisar arquivos no HD, são gerados quase que
instantaneamente. A Microsoft não deu nenhuma indicação sobre se usou
qualquer tecnologia do Lookout em sua nova tecnologia de busca.
"Queremos mostrar a vocês buscas no PC e em emails que nós
desenvolvemos como um esforço conjunto de toda a companhia", disse
Mehdie.
Na demonstração, Mehdie
digitou termos em um protótipo da barra de ferramentas do MSN, que pode
ser integrada ao Internet Explorer. Os resultados, como email, anexos a
mensagens, apareceram também quase que instantaneamente. Já as informações
vindas da Web, sobre os mesmos termos de pesquisa, aparecem em um painel
separado à direita.
Reuters
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