Comércio
eletrônico cresceu 51% no Brasil
As vendas de bens de consumo pela Internet no Brasil saltaram no primeiro
semestre deste ano, motivadas pelo aumento na base de compradores online e
na quantidade de compras realizadas pelos atuais consumidores da Web.
Segundo a empresa de pesquisa do varejo eletrônico e-bit, os internautas
brasileiros compraram total de R$ 745 milhões em bens de consumo no
primeiro semestre, valor 51% maior do que o mesmo período do ano passado.
O número não inclui gastos com passagens aéreas, automóveis e sites de
leilão.
O levantamento, divulgado
nesta terça-feira, mostrou que além do crescimento na base de
compradores - que subiu de 2,5 milhões ao final de 2003 para 2,75 milhões
atualmente - o valor médio das compras também aumentou. "A média
do valor gasto nas lojas virtuais nesses seis primeiros meses do ano ficou
em R$ 299, aproximadamente 11% acima do registrado em 2003. Ou seja,
crescimento acima da inflação no período. E esse crescimento real foi o
segundo fator responsável pelo ótimo desempenho do setor", afirmou
o diretor geral da e-bit, Pedro Guasti, por meio de comunicado.
O mês de maior
faturamento do período analisado foi maio, informou a e-bit, por causa do
Dia das Mães. A data representou aproximadamente 20% do faturamento do
semestre, registrou o maior número de vendas e o valor médio de cada
compra foi de R$ 310. A empresa de pesquisa do mercado de tecnologia
E-Consulting chegou a números semelhantes de vendas de bens de consumo
pela Web durante o primeiro semestre. Ela apurou total movimentado de 718
milhões de reais no período. Os dados completos serão divulgados em
agosto.
Reuters
|