Comércio eletrônico cresceu 51% no Brasil

As vendas de bens de consumo pela Internet no Brasil saltaram no primeiro semestre deste ano, motivadas pelo aumento na base de compradores online e na quantidade de compras realizadas pelos atuais consumidores da Web. Segundo a empresa de pesquisa do varejo eletrônico e-bit, os internautas brasileiros compraram total de R$ 745 milhões em bens de consumo no primeiro semestre, valor 51% maior do que o mesmo período do ano passado. O número não inclui gastos com passagens aéreas, automóveis e sites de leilão.

O levantamento, divulgado nesta terça-feira, mostrou que além do crescimento na base de compradores - que subiu de 2,5 milhões ao final de 2003 para 2,75 milhões atualmente - o valor médio das compras também aumentou. "A média do valor gasto nas lojas virtuais nesses seis primeiros meses do ano ficou em R$ 299, aproximadamente 11% acima do registrado em 2003. Ou seja, crescimento acima da inflação no período. E esse crescimento real foi o segundo fator responsável pelo ótimo desempenho do setor", afirmou o diretor geral da e-bit, Pedro Guasti, por meio de comunicado.

O mês de maior faturamento do período analisado foi maio, informou a e-bit, por causa do Dia das Mães. A data representou aproximadamente 20% do faturamento do semestre, registrou o maior número de vendas e o valor médio de cada compra foi de R$ 310. A empresa de pesquisa do mercado de tecnologia E-Consulting chegou a números semelhantes de vendas de bens de consumo pela Web durante o primeiro semestre. Ela apurou total movimentado de 718 milhões de reais no período. Os dados completos serão divulgados em agosto.
 
Reuters

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