Leilões
on-line ao vivo são febre na Internet
Os leilões ao vivo estão se espalhando pela Internet, transformando um
passatempo conservador em uma atividade da moda, com investidores cada vez
mais jovens procurando por ativos que possam apreciar em lugar de apenas
estudar os extratos recebidos de suas corretoras.
Os compradores, que não
precisam ir às salas de leilão, ajudam a conduzir os preços de venda a
níveis espantosos. Um brinquedo raro, um Mickey Mouse feito de lata, foi
vendido por mais de US$ 10 mil, muito acima da estimativa de entre US$ 400
e US$ 600, em um leilão organizado pela Randy Inman Auctions, em abril,
devido a uma disputa feroz gerada por transmissão ao vivo no eBay.
"O mundo
supostamente esnobe dos leilões abriu completamente suas portas. O eBay não
tem esnobismo nenhum", disse Nicholas Lowry, presidente da Swann
Galleries, uma casa de leilões de Nova York.
"Tanta gente usa a
Internet agora e pode participar de transações. Pensamos no eBay como
uma plataforma semelhante à Nasdaq", disse Julian Ellison,
presidente-executivo da Live Auctioneers, que responde pela administração
da lista da Randy Inman no eBay.
"Em lugar de termos
três mil pessoas olhando nosso catálogo, temos 65 mil. Se recebermos
cinco lances adicionais via Internet, eles empurram para cima o valor do
lance vencedor" mesmo que o item não seja vendido on-line, aponta.
Tudo isso está
acontecendo no momento em que casas de leilão, da Sotheby's a antiquários
de bairro, passam a oferecer seus catálogos on-line e a aceitar lances
pela Web, por meio do recurso de lances ao vivo do maior site de leilões
da Internet, o eBay.
Já que o processo envolve inserção de dados e talvez mais pedidos de
informação do que as casas de leilão gostariam de atender, empresas
como a icollector.com (http://www.icollector.com, controlada pela Able
Auctions.com (http://www.ableauctions.com), e Live Auctioneers (http://www.liveauctioneers.com)
surgiram para assumir essas tarefas. "É a onda do futuro para os
leilões de antiguidades, e ponto final", disse Mark Peer, negociante
de relógios antigos que dirige a Mark of Time (http://www.markoftime.com),
em Palmetto, Flórida. "A resposta de novos compradores pelo eBay é
sete vezes o que nós gastamos em publicidade em publicações de negócios",
disse Peer. "Não há nada como poder ficar com um computador e um
martini, fazendo lances de casa."
Reuters
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