Usuários de banda larga são
mais impacientes, diz pesquisa
da Folha Online
Usuários de conexões são impacientes e esperam que as tarefas do "mundo
real" aconteçam na mesma velocidade obtida no mundo virtual.
É o que diz uma pesquisa encomendada pela Cable & Wireless, que diz que os
internautas acostumados a navegar pela web em alta velocidade exigem uma
resposta quase que instantânea em outras áreas de suas vidas também.
Esse grupo de internautas não só fica irritado com sites lentos, eles também
reclamam se precisam esperar muito tempo em uma fila. E, aparentemente, os
homens são mais impacientes que as mulheres.
Vinte por cento dos homens entrevistados afirmaram que esperam por, no máximo,
três minutos para serem atendidos em uma loja, enquanto 40% disseram que
desligam um telefone se a chamada demorar mais de três minutos para ser
atendida.
Para a Cable & Wireless, essa impaciência é preocupante. "Há um
ponto grave nessa pesquisa: os clientes podem perder a paciência com as
empresas e irem embora em 180 segundos, sem que a organização ao menos
identifique o problema", disse Royston Hoggarth, diretor executivo da Cable
& Wireless do Reino Unido, ao site "The Register" (www.theregister.co.uk).
"Uma vez que eles deram suas costas, eles não voltam mais, e isso é ruim,
pois as empresas trabalham e gastam muito para manter suas marcas. Mas para os
clientes, cinco minutos de espera pode destruir anos de campanhas publicitárias
e exposição de marca."
Os serviços de resposta automática --com irritantes músicas de fundo tocando
enquanto os clientes esperam-- e velocidades baixas de conexão com a internet são
duas das coisas que mais irritam os consumidores.
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