Empresas escondem ataques de crackers
 


Uma pesquisa do FBI sobre crimes online, feita em 2004, constatou que apenas 20% das empresas reportam invasões de seus computadores à polícia. Metade das firmas atingidas não relataram os ataques a ninguém.

Temerosas de publicidade negativa, a maior parte das empresas que sofrem intrusões opta por manter o silêncio. A atitude deixa os consumidores desprevenidos quanto a possíveis violações de suas identidades.

Ao mesmo tempo, as empresas estão cada vez mais dispostas a discutir questões de segurança com seus concorrentes, nos bastidores, em um esforço por evitar as ameaças mais graves, abordagem que segundo os especialistas consegue reduzir o impacto dos worms e vírus de computador.

"Uma organização empresarial ou governamental tem a obrigação de informar seus funcionários ou consumidores de potenciais danos que lhes tenham sido causados em função de uma violação de dados", diz Larry Ponemon, consultor de privacidade e segurança que assessora grande variedade de empresas.

Apenas um Estado - a Califórnia - requer que as empresas notifiquem os consumidores quando um intruso consegue acesso aos seus números de seguro social ou outras informações que os coloquem em risco maior de roubo de identidade.

A Choice Point, uma empresa de coleta de dados, enviou cerca de 35 mil dessas notificações a moradores da Califórnia, na semana passada, depois de descobrir que criminosos estavam se fazendo passar por empresários para conquistar acesso aos dossiês que ela compilou sobre consumidores. A empresa se recusou a dizer se notificaria os consumidores de fora do Estado que também podem ter sido afetados.
 Reuters

 

 

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