|
Internauta julga sites em
menos de um piscar de olhos
Os usuários de Internet às vezes aceitam ou rejeitam um site em menos
tempo do que é necessário para piscar os olhos, de acordo com um estudo
conduzido por pesquisadores canadenses. Em apenas um vigésimo de segundo
as pessoas fazem julgamentos estéticos que influenciam o restante de sua
experiência com um site de Internet.
O estudo foi publicado na mais recente
edição da revista especializada Behaviour and Information Technology.
A autora afirma que as conclusões têm forte implicação para o campo do
design de sites. "Na verdade, trata-se de uma resposta fisiológica",
disse Gitte Lindgaard à Reuters. "Por isso, os designers de sites têm
que garantir que não estão ofendendo os usuários visualmente. Se a
primeira impressão for negativa, é provável que afastem os usuários",
afirma.
No estudo, os pesquisadores constataram
que as pessoas decidem sobre o apelo visual de um site depois de
observá-lo por menos de um vigésimo de segundo. As decisões não são
aleatórias, segundo os pesquisadores. Sites que foram exibidos
momentaneamente por duas vezes receberam o mesmo julgamento em ambas as
ocasiões.
Eles também compararam as reações à
resposta de participantes que puderam observar os sites por período mais
longo. Mas os resultados não demonstram como causar reação positiva nos
usuários, disse Lindgaard, professora de psicologia na Carleton
University, em Ottawa. "Quando observamos os sites usados nos testes,
não encontramos nenhum fator que revele por que as pessoas os escolhem
ou rejeitam".
Embora novas pesquisas possam oferecer
pistas adicionais, ela diz que as variações de gosto pessoal sempre
seriam uma limitação. "Se o design pudesse ser reduzido a um conjunto de
princípios, não teríamos pilhas de casas, jardins, carros e quartos
iguaizinhos?", diz Lindgaard. "É preciso haver variedade".
Reuters
|