Internet é mais popular que TV na Europa
A internet ultrapassou a televisão na
lista dos meios de comunicação preferidos pelos europeus, segundo uma
pesquisa de preferências de mídia realizado pela Associação Européia de
Publicidade Interativa (EIAA, na sigla em inglês).
Esta é a primeira vez que a televisão fica relegada ao segundo lugar
no estudo, realizado anualmente desde 2003.
A pesquisa, conduzida com mais de sete mil pessoas em dez países
europeus, mostra que os jovens entre 16 e 24 anos agora passam 10% a
mais do seu tempo conectados à internet do que em frente à televisão. O
levantamento ainda mostrou que 96% dos entrevistados disseram ter
reduzido a utilização de outros meios de comunicação por causa da
internet. A televisão foi a mais prejudicada: 40% dos europeus assistem
menos à televisão e 28% lêem menos jornais.
Outros 21% afirmaram que chegam a dormir menos porque estão
conectados à internet.
Ao mesmo tempo, o estudo indica que a televisão online está se
tornando mais popular. Atualmente, 30% dos usuários de internet assistem
a algum tipo de vídeo pela rede.
"O número de pessoas que assistem à TV, a filmes ou a videoclips
online pelo menos uma vez por mês aumentou 150% desde 2006. Isso foi
acelerado pela maior penetração da banda larga: 81% de todos os usuários
de internet agora usam este tipo de conexão", diz o estudo.
Atualmente 57% dos europeus acessam a internet regularmente cada
semana, o equivalente a 169 milhões de pessoas, um aumento de 6% em
relação ao ano anterior.
Desde 2006, o número de pessoas maiores de 55 anos que utilizam a
rede aumentou em 12% e o de mulheres subiu 8%.
A freqüência com que os europeus acessam a rede também aumentou: 75%
dos usuários de internet se conectam entre cinco e sete dias por semana,
um aumento de 61% em comparação com 2004.
"Agora o desafio para os publicitários é criar campanhas apropriadas
para esse novo tipo de consumidores", afirmou Michael Kleindl,
presidente da EIAA.
O estudo também mostrou que para 32% dos entrevistados, o email é o
item mais indispensável da internet, seguido dos mecanismos de busca
(25%).
Os sites de relacionamentos, como o Orkut e o Facebook, vêm em
terceiro na lista de preferências.
"Isso mostra como a internet tem se tornado uma parte integral de
nosso cotidiano", diz a EIAA.
BBC Brasil
|