Um estudo realizado no Reino Unido mostrou que a idade média para que uma criança britânica ganhe um celular é de 8 anos. Mais de um terço das crianças (35%) nessa idade têm seu próprio aparelho.
A pesquisa, realizada pelo Personal Finance Education Group, também mostrou que três quartos das crianças e adolescentes entre 7 e 15 anos possuem "pelo menos" um celular.
O objetivo da pesquisa, de acordo com o jornal britânico Telegraph, era observar o quanto as crianças passaram a ter mais consciência do dinheiro, ao serem pressionadas por causa do uso do celular e passarem a se preocupar em como conseguir dinheiro para a compra de toques, jogos e créditos para ligações.
Algumas, e mesmo as mais novas, segundo o estudo, chegam a se oferecer para realizar tarefas domésticas em troca de dinheiro para comprar ringtones.
"As crianças de hoje enfrentam uma espécie de 'limite tecnológico' que as força a desenvolver uma consciência financeira muito cedo," declarou Wendy van den Hende, diretora da organização que realizou a pesquisa. "No entanto, é fundamental que elas estejam equipadas com as capacidades e julgamentos ideais para tomar decisões seguras sobre gerenciamento de dinheiro desde pequenas".
Magnet