Alunos do
MIT desenvolveram o GenShock, amortecedor que, além de ser mais eficiente na absorção de choques do que os modelos convencionais, transforma a
energia da absorção em energia para o veículo, ajudando a economizar na gasolina.
De acordo com o site Science Daily, a equipe do MIT declarou que seu novo amortecedor pode aumentar a economia de combustível do carro em até 10%, usando a energia proveniente da absorção dos choques causados por buracos e imperfeições da estrada.
"O projeto surgiu do interesse em saber onde o carro desperdiça energia", declarou o especialista Zack Anderson. A equipe alugou vários carros, colocando sensores nos amortecedores para determinar seu potencial de absorção de impacto. Os testes mostraram que muita energia é desperdiçada com essa peça, especialmente em veículos pesados.
Ao passar por um buraco, o GenShock pressiona fluído hidráulico contra uma turbina, gerando energia que é passada ao veículo através de uma conexão com a bateria, recarregando-a, noticiou o site Canadian Driver. Alguns carros híbridos já utilizavam um processo parecido, usando a energia que vem dos freios.
Para realizar mais testes e desenvolver o produto, a equipe do MIT abriu uma empresa chamada Levant Power e pretende procurar funcionários de companhias de transporte que dirigem longas distâncias. A equipe também já entrou em contato com o exército dos Estados Unidos e grandes empresas de caminhões. A fabricante do Humvee está desenvolvendo uma nova geração do veículo e já mostrou interesse no novo amortecedor.
Magnet