Até lá, a equipe de desenvolvimento do Movie Maker promete fazer uma reforma completa no programa. De acordo com post no blog oficial dos produtores do programa, ocorreu uma extensa pesquisa com os usuários do editor de vídeo. E os seus pedidos serão atendidos.
Atualmente uma versão beta do aplicativo já é distribuída junto do pacote Live Essentials, que traz o Messenger como atração principal e empurra outros utilitários menos populares para os usuários menos atentos.
Essa versão beta recebeu muitas críticas e serviu de parâmetro para o tamanho das mudanças necessárias. Para colocar o aplicativo no rumo certo, o chefe do projeto do novo Movie Maker promete investir em uma biblioteca de efeitos especiais mais extensa e até mudar a interface do programa.
Além de oferecer mais efeitos de transição e filtros, o novo Movie Maker deverá ter funções de edição como corte e enquadramento de imagens (trim), uma linha do tempo e funções para facilitar a publicação dos vídeos na internet.
Outra novidade confirmada foi que o próximo Movie Maker não terá versão para Windows XP. Notícia que gerou reclamações do público.