Um bebê colombiano de dois anos está à venda na internet por US$ 475 ou 12 parcelas mensais de US$ 45,7, informou nesta terça-feira a polícia colombiana, que tenta estabelecer a identidade do menor, cuja foto aparece em um portal de compra e venda de produtos. A imagem da criança, da cidade colombiana de Ibagué, aparece em um site. As autoridades investigam se os autores do anúncio fazem parte de uma rede dedicada ao tráfico de pessoas.
"Neste momento, todo nosso esforço investigativo está encaminhado a estabelecer se efetivamente é a oferta de um menor como tal e qual é o objetivo da pessoa que está fazendo a oferta pela internet", afirmou o chefe do Departamento de Delitos Informáticos da Polícia, major Freddy Bautista.
Ele explicou que os agentes também verificam a possibilidade de as pessoas que ofereceram a criança serem criminosos que tentam extorquir eventuais "compradores" e não têm nenhum menor em seu poder. A Polícia iniciou uma investigação sobre os proprietários e administradores do portal, pois, segundo Bautista, incorreram em um crime ao permitir a publicação do anúncio.
"Eles têm responsabilidade, na medida que os conteúdos oferecidos ali podem lesar a legislação vigente colombiana e, o mais importante, os direitos das crianças", afirmou o chefe policial à emissora Noticias Caracol.
Bautista assegurou que já localizaram o suposto responsável por publicar o anúncio e, nas próximas horas, as autoridades poderão descobrir se a criança está sendo realmente vendida, se foi uma extorsão ou uma brincadeira de mau gosto.