Enquanto os fabricantes mundiais de computadores lutam pelo mercado dos laptops pequenos e baratos, os resultados trimestrais da Acer demonstram que nem todas as notícias são boas nesse robusto segmento.
A Acer, terceira maior fabricante mundial de computadores pessoais, reportou resultados trimestrais mais fracos ainda que tenha vendido mais laptops, o que sublinha o efeito negativo dos netbooks de baixo custo sobre seus produtos mais caros.
Os números também servem como lembrete de que a concentração no mercado ao consumidor que a Acer vem mantendo é uma decisão arriscada, ainda que ela esteja se saindo melhor que rivais como Dell e Lenovo, que estão sofrendo perdas maiores devido à dependência da demanda empresarial.
A Acer comanda o mercado no segmento de netbooks - um dos pontos mais fortes em meio à fraqueza deste ano no setor de tecnologia -, e o grupo de pesquisa IDC projeta que os embarques da empresa vão crescer cerca de 127% neste ano, em um mercado de computadores que não deve mostrar crescimento.
"A realidade é que os preços estão caindo, e uma grande causa para a queda são os netbooks," disse Edward Yen, analista do UBS. "Parece-me que eles estão vendendo muitos computadores, mas apenas os mais baratos."
A Acer não ofereceu projeções como parte do comunicado divulgado depois do fechamento dos pregões, mas havia anunciado anteriormente que antecipa que os embarques do segundo semestre sejam 40% superiores aos do primeiro.
Criados pela rival taiuanesa Asustek, em 2007, os netbooks conquistaram fenomenal sucesso desde então. Mas a concorrência está esquentando à medida que mais empresas, entre as quais a gigante dos celulares Nokia, ingressam no segmento.
O lucro líquido da Acer caiu a 2,3 bilhões de dólares de Taiwan (US$ 70 milhões) entre abril e junho, ante 2,9 bilhões de dólares taiuaneses um ano atrás, em parte como resultado do clima econômico desfavorável e do lucro mais baixo associado aos netbooks de baixo preço.
Reuters