Além disso, segundo o diretor financeiro da Oi, Alex Zornig, o resultado do terceiro trimestre sofreu com distorções fiscais.
"A Oi amortizava o ágio de aquisição e gerava prejuízo fiscal em uma empresa e tinha lucro tributável em outra", explicou. "Com as incorporações ao longo deste trimestre, estamos diminuindo bastante essas distorções fiscais", acrescentou o executivo a jornalistas.
Apesar da queda do lucro na comparação anual, houve melhora em relação ao segundo trimestre deste ano, já que de abril a junho o grupo de telecomunicações teve prejuízo líquido de 146 milhões de reais.
Diante disso, a Oi registrou no trimestre Ebitda (sigla em inglês para lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) de 2,36 bilhões de reais, queda de 8,4% ante igual intervalo de 2008.
A margem Ebitda caiu de 34% para 31,3%.
A Oi teve receita líquida consolidada de 7,6 bilhões de reais no terceiro trimestre, estável em relação ao mesmo intervalo de 2008.
O grupo encerrou setembro com 60,5 milhões de clientes, expansão de 651 mil novos usuários no trimestre e de mais de 7,5 milhões em 12 meses.
"A Oi Móvel ainda é a principal alavanca, com adições de 886 mil novos clientes no terceiro trimestre e de 7,7 milhões desde setembro de 2008, principalmente devido ao bom desempenho em São Paulo, onde a Oi já supera 10% de participação de mercado", informou a empresa.
O resultado financeiro nos três meses até setembro foi negativo em 537 milhões de reais, aumento de 41 milhões ante o trimestre anterior e redução de 13,1% em relação ao período de julho a setembro de 2008.
O grupo investiu 1,3 bilhão de reais no terceiro trimestre, acumulando 3,2 bilhões de reais no ano até setembro. A Oi mantém a previsão de investir entre 5 bilhões e 6 bilhões de reais em 2009, o que significa desembolso de, no mínimo, 1,8 bilhão pela companhia de outubro a dezembro.
Os recursos irão, entre outras coisas, para a rede móvel em São Paulo e para banda larga. Segundo Zornig, a Oi está reforçando as redes de fibras ópticas em 10 cidades, especialmente no Sul, em área de concessão da BrT, para oferta de acesso ultraveloz à internet.
Em três das 10 cidades o produto da Oi já começou a ser oferecido: Maringá e Londrina, no Paraná, e no Recife (PE). A empresa não revelou quais são os outros municípios.