A ideia da entidade é simples: que pessoas do mundo inteiro organizem movimentos em que o número 350 seja colocado em evidência.
Por que 350? Este é o número que cientistas consideram ser o limite máximo de segurança para a concentração de dióxido de carbono na atmosfera. Enquanto as concentrações de CO2 se mantivessem acima das 350 partes por milhão, os efeitos das mudanças climáticas continuarão aparecendo. Atualmente, a concentração atmosférica de CO2 é de 390 ppm.
A meta é mobilizar a população do mundo inteiro, e quem sabe exercer alguma pressão nos líderes que participarão da COP15, a conferência das Nações Unidas para mudanças climáticas em dezembro.
Quem quiser participar, é convidado pela entidade a organizar um evento em sua cidade, fotografá-lo e enviar o material para a petição visual que a organização está criando. Vale qualquer coisa: passeios de bicicleta, caminhada, concertos, festivais, plantação de árvores, protestos…
No site (com versões em 16 línguas, inclusive portugês) você encontra um mapa mundial com todas as ações já programadas por voluntários. Basta clicar sobre o país desejado, depois sobre o estado ou região até chegar na sua cidade. Há também mais fotos e ferramentas para você incluir o seu blog ou site na campanha.
Quem tiver alguma ideia, pode cadastrá-la também (é bem fácil o processo) e ela passa a fazer parte do mapa. Nas imagens que ilustram este post, há dois exemplo bem distintos da campanha 2007: duas amigas, na barreira de corais, colocaram o 350 em uma simples pranchinha, enquanto centenas de jovens formam o símbolo na Polônia, durante o encontro das Nações Unidas para mudanças climáticas. (Crédito das fotos: Flickr/350.org)