O Caffeine, diz o Google, oferece resultados com links mais relevantes e recentes logo após sua publicação. O mecanismo de indexação funciona como um grande índice da internet: ao buscar algo no Google, a resposta vem desse índice, não da própria web.
"Quem busca quer encontrar o conteúdo relevante mais recente, e os publicadores querem ser encontrados no instante que publicam algo", escreveu Carrie Grimes, engenheira de software do Google, no blog para webmasters da empresa.
Grimes explica que o sistema anterior de indexação funcionava em camadas, que eram atualizadas a cada uma ou duas semanas. Para modificar uma dessas camadas, era preciso analisar toda a web, trazendo algum atraso entre a publicação do conteúdo e o resultado de uma busca. Com o Caffeine, segundo o Google, muda a escala: a rede é analisada em pequenas partes continuamente e em todo o mundo, com centenas de milhares de páginas sendo processadas em paralelo.
O Google afirma que o Caffeine foi feito "com o futuro em mente. Não é apenas o mais recente, é uma fundação robusta que nos torna possível criar um mecanismo de buscas ainda mais rápido que cresça em escala com o aumento da informação online, e traga mais resultados relevantes".
Geek