Fabiano Candido, de INFO Online
O modelo, proposto pelo grupo News Internacional, dono do jornal, não agradou parte dos leitores. No entanto, não deixou o comando do jornal muito preocupado. Segundo informações do Financial Times, os diretores do The Times esperavam uma queda muito maior na audiência: algo em torno de 90%.
Outro motivo que deixou os diretores do jornal mais aliviados foi que a queda de audiência retrai. Desde o início da cobrança, ela diminuiu cerca de 30%.
Segundo a consultoria Experian Hitwise, a audiência só despencou fortemente na semana anterior à cobrança, quando os internautas foram avisados que o conteúdo da versão online seria fechado e que eles precisavam realizar um cadastro de pagamento para ler as notícias.
Com os números não tão desastrosos, o grupo News Internacional leva adiante o projeto, que aposta que o internauta reclama no começo, mas depois aceita pagar pelo conteúdo.
A aposta do The Times, considerada audaciosa, está sendo observada por vários grupos de mídias e editoras. Se ela der certo, dizem os analistas, ela deve virar um modelo de negócio para os sites que ofertam conteúdo gratuito.