Acabou nesta sexta-feira (16) mais uma edição do TEDGlobal, realizada em Oxford. O evento reuniu palestrantes e apresentações musicais. Três vídeos das apresentações já estão no ar e, curiosamente, o fenômeno "Cala Boca Galvão" no Twitter foi citado - e explicado - em uma delas.
Em quase 20 minutos no palco, o blogueiro e tecnólogo Ethan Zuckerman compartilhou sua visão de que - pelo menos aos americanos - o importante no Twitter e nas redes sociais é se abrir (e criar estratégias para) e entender que o microblog não está limitado a um pequeno filtro local - e que existem histórias interessantes a serem ouvidas por todo o mundo.
O discurso de Zuckerman começa citando o fenômeno do "Cala Boca Galvão". Mostra que, como americano, ele viu o termo nos trending topics do Twitter, pediu ajuda aos seus amigos brasileiros que, como todo mundo, indicaram os métodos para salvar os "Galvão Birds" da extinção. O pesquisador da universidade de Harvard diz ainda que os noticiários da TV e do jornal, nos EUA, estão cada vez mais locais e menos internacionais.
Outro vídeo do TED já no ar é o do escritor Matt Ridley. Em menos de 17 minutos, ele tentou convencer a audiência da importância das "ideias fazerem sexo" - ou seja, que não importa a esperteza de cada indivíduo, mas quão importante um "cérebro coletivo" é sagaz. E Eli Shafak, autora mais lida na Turquia, fala em seu discurso sobre "as políticas da ficção". Indiretamente retomando o tema de Zuckerman, ela diz que ¿ouvir histórias amplia a imaginação, e contá-las nos ensina a pular barreiras culturais e abraçar diferentes experiências, sentir o que os outros sentem".
Os vídeos das palestras de Ridley, Shafak e Zuckerman podem ser vistos no endereço TED.com. Por enquanto, estão em inglês apenas, mas em breve devem aparecer com legendas em diversos idiomas, incluindo o português.
O que é o TED?
O TED, ou Technology,
Entertainment, Design
(Tecnologia, Entretenimento,
Design), ocorre desde 1984 e se
divide em duas grandes
conferências mundiais: a
primeira, chamada TED
Conferences, ocorreu em
fevereiro em Long Beach,
Califórnia. Agora, foi a vez do
TED Global, em Oxford. Os
palestrantes convidados vêm de
diversas áreas de atuação e têm,
no máximo, 18 minutos para
falar.
O TEDGlobal não tem um tema fixo. A lista de palestrantes desta edição incluiu a cantora Annie Lennox, o pesquisador de HIV/Aids Mitchell Besser, o pioneiro da música eletrônica Thomas Dolby, o humorista Ze Frank e o criador de games Peter Molyneux, entre muitos outros. Nos intervalos, as palestras TEDUniversity são abertas ao público para mostrar sua experiência e compartilhar suas ideias.
Além dos TEDs "oficiais", existem pequenos TEDs espalhados pelo mundo, organizados de forma independente, levando a sigla TEDx.
Já ocorreram versões em São Paulo (TEDx São Paulo e Vila Madá) e no Rio de Janeiro (TEDx Sudeste). O TEDx Laçador, o primeiro a ser realizado Porto Alegre (RS), está previsto para 9 de abril de 2011.
Zumo Notícias