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  Março/2011

 

 

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Valor de redes sociais não vai crescer para sempre

Os valores de mercado do Facebook e do Twitter estão praticamente triplicando anualmente, mas não poderão crescer para sempre.

O valor do primeiro, teoricamente, saltou de US$ 50 bilhões para US$ 65 bilhões em apenas dois meses, enquanto o Twitter já vale mais de US$ 4 bilhões com base em negociações privadas envolvendo participação no capital do site de microblogs.

Os preços altos explicam a ausência de qualquer pressa em vender as ações das companhias publicamente, em bolsa de valores. Mas como as modas são superadas rapidamente, os donos das redes sociais não deveriam ser tão ambiciosos.

Poucas grandes companhias com ações em bolsa viram seus papéis se apreciarem tão rapidamente quanto os da Apple nos últimos dois anos. Suas ações praticamente quadruplicaram de preço e agora a companhia de Steve Jobs vale cerca de US$ 330 bilhões. A única companhia norte-americana maior é a petrolífera Exxon Mobil , com valor de mercado de ao redor de US$ 420 bilhões.

Supondo que o valor do Facebook continue triplicando anualmente, a rede social estaria avaliada em muito mais de US$ 500 bilhões no início de 2013. E o Twitter superaria o valor de mercado atual da Apple dois anos depois.

Mas, é claro, esse tipo de coisa quase nunca acontece. O ritmo de crescimento de grandes empresas normalmente diminui muito antes delas atingirem tal tamanho.

Uma evidência de que isso acontecerá é particularmente clara no caso do Facebook. Ao longo dos dois últimos anos, a base de usuários da rede social se expandiu de 200 milhões para 600 milhões. Isso equivale a praticamente uma pessoa em cada 10 na Terra. Se a taxa de crescimento fosse mantida, todo ser humano teria uma conta no Facebook até o fim de 2015.

Mesmo o Facebook pode esperar - pelo menos um pouco - para fazer uma oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês).

É verdade que quantidades enormes de usuários ainda estão aderindo ao serviço, anunciantes estão se acostumando mais com ele e investidores não se satisfazem com as poucas ações disponíveis na rede social. Mas o fundador Mark Zuckerberg deve ter em mente que até mesmo o Google foi à bolsa quando foi avaliado em "apenas" US$ 23 bilhões.

O Twitter, em estágios anteriores de desenvolvimento, ainda tem mais espaço de manobra --leve-se em consideração a mensagem do co-fundador Biz Stone nesta semana de que um IPO não está no radar da empresa. Mas até Stone deve se preocupar em como o serviço irá ganhar dinheiro no futuro. Também deve existir a preocupação com o momento em que o entusiasmo de investidores pelo setor de tecnologia diminuir. As gigantes da Internet não devem assumir que estarão com tudo para sempre.

Reuters

 

 

 

     

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