1. Aposte na diplomaciaAntes de sair espalhando para Deus e o mundo o quanto traidor a pessoa em questão é, tenha uma conversa franca com o colega de trabalho que pode ter surrupiado seu projeto.
“É preciso investigar fatos e dados. Você precisa checar como isso foi apresentado. Talvez ainda exista tempo para ajustar esse equívoco”, diz Rafael Souto, diretor da Produtive. “A ideia é checar o que aconteceu: ele roubou de fato ou só citou o assunto?”.
Se a pessoa negar o roubo da proposta, só envolva o gestor se você tiver provas. “Se isso não for possível, o único meio é negociar com a pessoa ou partir para outra”, diz Renata Mello, especialista em etiqueta empresarial.
2. Envolva-se
Feito isso, a ideia é negociar uma possível participação no projeto. Daí a importância de passar a etapa anterior da maneira mais diplomática possível. Se você alimentar qualquer “picuinha” antes disso, será praticamente impossível conviver com o colega que provavelmente surrupiou sua proposta.
Durante a execução do projeto, dê indícios sutis de que participou da elaboração da ideia inicial. Mas cuidado para não gerar desconforto na equipe.
“Às vezes, a discussão fica só centrada sobre quem se apresentou na linha de chegada com a ideia primeiro. Mas isso não é o mais importante. O que vale é a entrega de resultados”, diz Souto. “E o resultado só aparece quando o projeto anda”.
Por isso, atue com excelência na execução do projeto. “Um chefe com bom senso irá perceber o que está acontecendo”, diz o especialista.