O analista de tecnologia e articulista do The Guardian, Charles Arthur, em um artigo publicado no dia 4 de dezembro, foi bastante direto quanto ao papel do Yahoo! no atual universo das companhias de tecnologia. "O Yahoo! não fez nada para melhorar a internet nos últimos 10 anos", sentenciou.Segundo Arthur, o Yahoo! tem enfrentado problemas há alguns anos e quase ninguém consegue reconhecer o propósito da existência da companhia atualmente. O analista contou também que perguntou a Carol Bartz, então CEO do Yahoo! há cerca de um ano sobre essa questão, e ela enrolou para dar uma resposta e, ao final, acabou se desviando da pergunta.
"O Yahoo! serve para mostrar propagandas no meio de algumas notícias e fotografias (oi, Flickr!), além de ser um intermediário para e-mails", escreveu o articulista. Arthur complenta dizendo que misturar notícias, anúncios e imagens é tudo que jornais e revistas fazem há décadas.
Para ele, a companhia não propõe nada de novo e não pretende solucionar problemas da web ou tornar a vida online do usuário mais intuitiva e fácil. "Se você não está olhando para o futuro com foco no dinheiro, então o seu destino será o mesmo do Yahoo!, em que ninguém consegue ver um bom final para a história", conclui Arthur.
Terra