Os criadores do
Twitter se envolveram em uma nova empreitada para tentar mexer - de novo -
com o formato de comunicação na internet. Evan Williams e Biz Stone encabeçam
junto com equipe da Obvious Corporation (que pertence a eles) o desenvolvimento
da Medium.
Trata-se de uma mistura de blog, Twitter, Pinterest e outros produtos
disponíveis na rede, mas com uma forte ligação junto à rede de microblogs. Para
se cadastrar, por exmeplo, é preciso ter conta por lá.
"O Medium foi desenhado para permitir que as pessoas escolham o nível de
contribuição que preferirem", explica Williams. "Sabemos que a maioria das
pessoas, na maior parte do tempo, vai simplesmente ler e ver conteúdo, o que é
legal. Se eles quiserem, podem clicar para indicar o que acharem que é bom,
dando feedback ao criador e aumentando a probabilidade de outras pessoas verem."
As publicações são separadas por "coleções", que são como blogs. Esses espaços
têm design simples e limpo e há formatos padrões para textos ou fotos - sendo
que este último lembra o Pinterest (confira).
As coleções podem ser fechadas ou abertas a outros contribuidores (como
esta). E os posts mais bem avaliados ficarão sempre em destaque, no topo da
página.
Já é possível acessar e avaliar conteúdo, mas apenas um pequeno número de
pessoas tem permissão para postar no Medium. Quem quiser pode se cadastrar para
entrar na fila e garantir uma vaga assim que a novidade estiver no ar, basta
clicar aqui.
Olhar Digital