Os grandes grupos de amigos e os "concursos" de popularidade digital estimulados pelo Facebook estariam entediando os adolescentes, que por sua vez tendem a migrar cada vez mais para serviços como o Tumblr e o Twitter. "No Tumblr, sinto que posso postar tudo o me interessa. No Facebook, nem todos os meus amigos estão interessados nas mesmas coisas que eu. E muitos deles nem são mais amigos próximos", disse Maxine Guttmann, 15 anos, ao Huffington Post.
A adolescente relata visitar o Facebook com cada vez menos frequência, e quando o faz é geralmente para trocar mensagens instantânea com amigos. Ela diz que posta no Tumblr todos os dias, mas que pode ficar semanas sem compartilhar nada através da rede social fundada por Mark Zuckerberg. "Quando eu era mais nova, o Facebook era muito legal. Hoje estou mais velha, o site ficou mais estúpido e tenho outras coisas a fazer", opina ela.
Alguns dados relevam que adolescentes podem estar menos sujeitos a navegar pelo Facebook do que seus pais e até avós. Segundo levantamento da empresa de análises digitais comScore, em maio deste ano 66% dos usuários do Facebook entre 12 e 17 anos visitaram o site, enquanto 69% dos usuários na faixa etária entre 55 e 64 anos acessaram a rede social.
Para a pesquisadora assistente da Universidade de Nova Iorque Danah Boyd, especialista em mídias sociais e público jovem, o Facebook se tornou "a versão adolescente do e-mail". "O que há de tão interessante sobre o Facebook é que ele não é mais interessante (para os adolescentes). Isso é um grande desafio para o site - não porque as pessoas não vão usá-lo mas, quando os usuários não estão apaixonados por ele, você vê um tipo muito diferente do comportamento", aponta Boyd.
Para Courtney Knowles, diretora da campanha de combate à depressão na juventude Love is Louder, os jovens estão mostrando uma versão cada vez mais "desbotada" de si no Facebook - adolescentes preferem somente bater papo no site de relacionamento e reservam suas principais atualizações e insights para o Tumblr e o Twitter.
Porém, a falta de envolvimento dos adolescentes pode ser um fator preocupante para a empresa de Zuckerberg. "Qualquer rede que não descobrir como envolveradolescentes e mantê-los engajados terá perdas nos próximos cinco a 10 anos", disse Brian Solis, analista da empresa de pesquisa Altimeter Group."O Facebook está apaixonado por este grupo, ou deveria estar, porque ele é a chave para a futura relevância do Facebook. Se eles encontrarem maneiras de manter os adolescentes envolvidos, poderão manter também as marcas envolvidas", observou o analista.