O
Twitter já não desfruta dos bons tempos de anos atrás, quando era febre no
Brasil pelo crescimento contínuo. Dados da consultoria britânica comScore,
relevados no sábado, atestam que a rede perdeu 24% de audiência; foi de 12,916
milhões de acessos únicos, em julho de 2011, para 9,774 milhões no mês passado.
A estimativa é que o Brasil tenha atualmente 40 milhões de contas no Twitter.
Levantamento realizado pela Enken, empresa de publicidade digital, informa que o
número de pessoas que não acessaram a rede no último ano cresceu de 20% para
25%. A constatação torna-se mais desanimadora quando comparada ao desempenho em
2009, por exemplo, quando o
Twitter teve alta de 459% nos acessos em abril, em relação ao mesmo mês do
ano anterior.
Ao passo que a rede cai, o
Facebook só cresce por aqui.
Pesquisa da Experian Hitwise, divulgada em agosto, aponta que o site de Mark
Zuckerberg se consolida cada vez mais em solo nacional, sendo a preferida de 55%
dos internautas. O Orkut, detentor de 46% da preferência há um ano, despencou
para 12,49%, enquanto o
Twitter figura entre as últimas opções com 2,3%.
Nos EUA, ao contrário do Brasil, o
Twitter cresce. No mesmo período avaliado, a rede passou de 32,7 milhões
para 40,2 milhões de acessos este ano, um salto de 22%.
Olhar Digital