São Paulo — Quer dar um passeio pelo Aconcágua, a montanha mais alta das Américas? Ou, quem sabe, ver a paisagem do monte Elbrus, o mais alto da Europa? Dá para fazer isso sem enfrentar o frio, as avalanches ou o ar rarefeito.
Para capturar as imagens, o Google organizou expedições às montanhas. A iniciativa partiu de alguns funcionários da empresa apaixonados pelo montanhismo. “Em 2011, quando um colega perguntou se eu queria ir ao Campo Base do Everest, não pude resistir”, conta Sara Pelosi, gerente de programas pessoais do Google, no blog oficial do Google Maps.
“Recrutamos uma turma do Google e alguns exploradores amigos para se juntar a nós. Descobrimos que podíamos capturar imagens da viagem para o Google Maps com uma câmera e um tripé. Tínhamos bastante espaço nas mochilas. Assim, seguimos carregados com câmeras e equipamento de montanhismo; e embarcamos num avião rumo ao Nepal”, prossegue ela.
Além do Everest, a turma do Street View registrou imagens do Aconcágua, na Argentina; do Kilimanjaro, na Tanzânia; e do Monte Elbrus, na Rússia. São as montanhas mais altas de seus respectivos continentes. A mochila Google Trekker, que seria usada depois para capturar imagens do Grand Canyon e de outras áreas naturais, ainda não estava pronta quando essas expedições começaram.
Por isso, muitas das cenas foram obtidas com uma câmera DSLR comum, da Canon, à qual foi acoplada uma lente do tipo olho-de-peixe.
Há imagens dos acampamentos do Aconcágua, com suas barracas coloridas e a habitual movimentação dos montanhistas; e de refúgios metálicos da era soviética no monte Elbrus.
Info Online