Oito em cada dez usuários brasileiros de smartphone acessam redes sociais e comunicadores instantâneos em seus telefones celulares, de acordo com um estudo divulgado nesta terça-feira (23) pelo Ibope Media com base em dados de fevereiro. A categoria que aparece em segundo lugar é a de e-mail (75,9%), seguida por notícias (57,9%), música (47,4%) e entretenimento (43,8%).
As informações são da primeira edição da pesquisa Mobile Report, que será divulgada mensalmente com a participação de pelo menos 700 entrevistados. Entre os participantes de fevereiro, 59% usavam aparelhos com o sistema operacional Android, contra 9% do iOS (plataforma da Apple).
A hora em que o brasileiro mais usa a internet em seu celular, ainda de acordo com o levantamento, é quando ele espera (no trânsito e em filas, por exemplo): 68% dos usuários dizem fazer isso. Na sequência, o uso mais comum é antes de dormir (45%), assim que acorda (29%), enquanto assiste à TV (23%) e no banheiro (18%).
Entre os entrevistados, 13% disseram já ter realizado alguma compra via telefone celular. "Um indicador de mudança de comportamento, pois, há dois ou três anos, as pessoas tinham medo de fazer compras até por meio de computadores tradicionais", afirma o estudo.
As compras mais citadas via celular foram de aplicativos (37%), ingressos (27%) e moda (22%). Cerca de 19% disseram ter adquirido eletrônicos e 12% compraram eletrodomésticos.
O aparelho também funciona como uma ferramenta de comparação de preços. Cerca de 53% dos participantes disseram que costumam fazer isso quando estão em lojas físicas, para conferir na internet os valores cobrados por concorrentes.
UOL