A presença de empresas nas redes sociais e na web como um todo, e a preocupação das companhias com sua reputação têm levado consumidores a abusar das políticas de satisfação do cliente, em especial em sites voltados a resolução de problemas entre as partes, segundo a Folha de S. Paulo. Anônimos na web, os usuários replicam reclamações ou falam sobre problemas inexistentes, com a intenção de ganhar ressarcimentos ou benefícios indevidos das empresas atacadas. Uma das denúncias vem do site Reclame Aqui, onde consumidores podem reclamar de problemas com produtos e serviços e as empresas podem responder às questões. Com mais de 300 mil posts por mês e 7,6 milhões de clientes atendidos desde 2009, o site tem registrados reclamações fraudulentas, para receber produtos ou serviços gratuitos, segundo o presidente do Reclame Aqui, Maurício Vargas, ao jornal paulista.
Vargas afirma que investigações internas detectaram usuários fazendo as mesmas reclamações em diferentes locais online, e destaca que na internet é possível até encontrar manuais sobre como fraudar reclamações para receber compensações. O advogado Vinícius Zwarg, consultado pelo jornal de São Paulo, destaca que muitas vezes as empresas acabam aceitando resolver as questões fraudulentas por temor de que as reclamações danifiquem sua imagem, medo que cresce com o alcance da web. Mas que ao mesmo tempo, com o excesso de fraudes, muitas companhias demoram ou se recusam a endereçar situações, o que prejudica os clientes que têm um problema de fato. Para lidar com a questão, o Reclame Aqui destacou sete funcionários para tentar identificar os usuários de má-fé, verificando, por exemplo, se há reclamações repetidas ou muitas queixas feitas em pouco tempo.