É possível que até metade dos anúncios digitais adquiridos pelos anunciantes passem sem ser vistos por leitor algum, já que muitos deles só são visíveis caso um leitor percorra toda a página de Web.
Para combater o problema, o Google na quinta-feira (12) se tornará a primeira das grandes redes de publicidade on-line a oferecer aos anunciantes a opção de pagar apenas por anúncios que tenham ficado visíveis.
O novo produto se aplica a compras em tempo real de anúncios distribuídos pelos mais de 2 milhões de sites integrados à rede de publicidade do Google.
Para desenvolver seu novo produto, o Google trabalhou em estreito contato com uma iniciativa setorial de mensuração de eficácia publicitária que classifica um anúncio como "visível" se mais de 50% dele ficou exposto na tela por um segundo ou mais.
O Google desenvolveu tecnologias próprias para detectar não só se um anúncio é visível mas que porção dele estava visível.
Mesmo assim, o Google não tem como determinar se uma pessoa olhou ou não o anúncio, ou se estava atenta a outras porções da página.
A empresa não quis comentar sobre a proporção de anúncios "não visíveis" em sua rede de publicidade, mas apontou que os preços devem subir, quando a oferta de espaço publicitário se vir restrita pela desconsideração dos anúncios "não visíveis".
Os anunciantes também enfrentam outros problemas com anúncios digitais, tais como uma onda de fraudes na publicidade online, com o uso de computadores sob controle de hackers para falsificar visitas a sites e a anúncios.
No geral, porém, o investimento em publicidade digital vem avançando com relação à mídia convencional, a exemplo da televisão ou mídia impressa. Projeções setoriais divulgadas esta semana indicam que a parcela da televisão na publicidade mundial deve atingir seu pico este ano, depois de três décadas de crescimento.
Mohan afirmou que a iniciativa de "visibilidade" é o primeiro de diversos "anúncios significativos" sobre publicidade de marcas que o Google fará nos próximos meses.
Folha Online