|
Jovens podem gastar R$ 1,1 bi por mês na web
SÃO PAULO - Cada um dos 2,8 milhões de jovens brasileiros de 12 a 24 anos
que entram na internet dispõe de 397 reais para gastar todos os meses na web,
pelas contas do Ibope//NetRatings - o que significa um potencial de consumo de
mais de 1,1 bilhão de reais por mês.
Isto porque, diz o Ibope (usando dados do Target Group
Index), estes jovens
apresentam uma renda 28% superior à registrada entre o total de brasileiros com
idades entre 12 e 24 anos. No último mês de setembro, estes internautas
passaram, em média, 14h26m navegando na web - é mais tempo do que os jovens
europeus e japoneses gastam com internet. Só perdemos, diz o instituto, para os
americanos, que em setembro passaram 21h48m conectados.
O Ibope eRatings acredita que podemos chegar à liderança em horas navegadas
até o final do ano, porque em novembro o serviço começa a medir também o
consumo de aplicativos como mensagens instantâneas, jogos online e programas
multimídia, indo além da simples visita a sites - o que já acontece nos
Estados Unidos desde outubro do ano passado.
Para tanto, os usuários que participam da medição do instituto terão o
software instalado em seus computadores atualizado. "No caso americano,
verificamos que o tempo de exposição ao meio digital mais do que dobrou quando
incluímos na medição atividades como mensagens instantâneas e utilização
de conteúdo áudiovisual", conta Fábia Juliasz, diretora executiva do
Ibope//NetRatings.
Segundo o Ibope, os sites que apresentam maior afinidade com este público são
os de música, entretenimento, comunicação (blogs, e-mail e mensagens instantâneas)
e os das operadoras de telefonia celular, como TIM e Vivo - que apresentam índices
de afinidade com o segmento acima de 50% da média nacional. No setor financeiro
e de comércio, a liderança fica com o Banco do Brasil, com 37% acima de média,
seguido de perto pelo Submarino, com índices de afinidade 27% acima da média
no segmento.
|
|