Escolas islâmicas se abrem à informática 

LAHORE, Paquistão - Abaladas com a reputação de serem lugares de atraso e militância, as madrasas do Paquistão - escolas tradicionais onde o Islã é ensinado 
em grande profundidade - estão ensinando informática e navegação na Web para conquistar respeito.

Há cerca de 12 mil madrasas no Paquistão, com mais de 1,5 milhão de alunos matriculados. A maioria deles é pobre demais para pagar por uma educação moderna e, por isso, entre os 8 e os 15 anos de idade, freqüentam as aulas onde memorizam os versos do Alcorão. Alunos mais velhos passam por um difícil curso de oito anos onde aprendem a interpretar o livro sagrado.

Jamia Naimia, em Lahore, é uma dessas madrasas. Matérias como matemática, Inglês ou Ciências não são ensinadas aqui. Mas a escola possui um departamento de computação onde os alunos aprendem a usar aplicativos do Windows, webdesign e Basic. A sala equipada com 26 PCs, a maioria deles atualizada para Pentium 4 ano passado, contrasta fortemente com as instalações restantes da escola, onde os alunos normalmente precisam sentar-se no chão.

Os estudantes parecem gostar das máquinas. Alguns deles, inclusive, se inspiram com elas. Amjad Sahzad, de 15 anos, diz que quer se tornar engenheiro de software. Seus colegas apontam aspirações semelhantes. "Temos computadores, não terroristas", diz o diretor Sarfraz Naeemi. "Qualquer pessoa pode entrar e ver como nossa escola é por dentro. Não temos nada a esconder".

Mas por que não ensinar matemática e ciências junto com a alfabetização digital? "Os estudos islâmicos são, por si mesmos, um assunto vasto. Como os alunos vão encontrar tempo para o resto? Os computadores são importantes para o seu futuro. Por isso decidimos ensinar informática, e decidimos isso por conta própria, e não porque Musharraf nos pediu para mudar", disse Naeemi.

O presidente do Paquistão, Pervez Musharraf, pressionado pelas preocupações internacionais com o currículo das madrasas - especialmente na interpretação da palavra "jihad" - fez um pronunciamento na TV estatal ano passado e pediu que as tradicionais escolas mudassem. Ele até criou um plano de modernização com um orçamento de mais de US$ 115 milhões afim de atrair as escolas para que façam mudanças em seu currículo, tornando-o mais contemporâneo.

"Mas a esmagadora maioria das madrasa resiste às mudanças", afirma Shahzad Qaiser, ex-secretário de Educação do Estado de Punjab e servidor público que hoje trabalha como conselheiro para um grupo que estuda a educação dessas escolas religiosas. "Os acadêmicos das madrasas acreditam que a influência do Ocidente irá reduzir seu domínio sobre uma forma de educação que controlam há séculos", disse. "Além disso, eles não querem dar a entender que sucumbiram à pressão da América, o país que acreditam estar influenciando o presidente Musharraf".

O número exato de madrasas que já incluíram a computação em seus currículos não é conhecido, mas sabe-se que são a minoria. A maior parte das escolas modernizadas está em cidades grandes como Lahore, Karachi e Islamabad. "Essas madrasas foram forçadas pelo governo a mostrar uma aparência de modernidade", diz Mohammed Riaz Durrani, um acadêmico do Islã. "A polícia tem feito revistas nas madrasas com o pretexto de procurar militantes. Algumas escolas não querem ser incomodadas. Por isso, estão seguindo as recomendações de modernização do governo. E que melhor maneira de fazer isso do que lecionando informática?"

Tahir Hameed, outro estudioso, autor de uma tese de doutorado sobre psicologia muçulmana, discorda. "Antes de mais nada, é errado supor que o ensino de computação é incompatível com a educação das madrasas", disse. "Essas escolas estão realmente começando a descobrir a utilidade da educação tecnológica. Não é uma mudança cosmética".

Embora os alunos, que se fascinam pela computação e a Internet comecem a sonhar com profissões modernas, os diretores das escolas destacam que a educação religiosa ainda será sua prioridade. Em abril, Jamia Ashrafia, uma madrasa em Lahore com mais de 1,5 mil estudantes (inclusive meninas), recebeu os primeiros 50 de um total de 150 computadores que pretende instalar em breve. Esse ano, a escola começará a oferecer disciplinas de matemática e ciências.

"Não haverá qualquer prejuízo ao conteúdo da educação islâmica", disse o diretor da escola, S.M. Rafia. Se fizéssemos mudanças muito drásticas com grande freqüência, isto seria uma confissão de que algo estava errado, e queremos acreditar que jamais houve qualquer coisa de errado com nossas escolas".

 

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