|
Online detecta nível de ética no trabalho
Chega ao Brasil o Teste de
Integridade online que detecta se um funcionário tende ou não a ter
condutas antiéticas no trabalho. O sistema inteligente de perguntas
analisa não só as respostas diretamente dadas pela pessoa que está sendo
examinada, mas também oito "fatores secretos", que são considerados pelo
computador para a geração dos resultados. A ferramenta é utilizada em
mais de 15 países atualmente e o teste, de acordo com os representantes
no Brasil, tem 0,002% de margem de erro.
Usado em Israel desde
1988, o Teste de Integridade MidotSystem foi desenvolvido para empresas
e órgãos governamentais que buscavam um instrumento capaz de prevenir a
ocorrência de roubos e fraudes internas. O teste consiste na aplicação
do questionário online, que é respondido num tempo médio de 17 minutos
usando-se apenas três teclas (1, 2 e 3, representando "sim", "não" e
"não sei").
O software compara os
tipos de respostas, buscando incoerências e contradições que podem
revelar comportamentos negativos. O sistema cosegue revelar a real
tendência de comportamento, mesmo que a resposta marcada seja a
"politicamente correta". Uma demonstração do teste pode ser vista no
endereço www.midotsystem.com/MidotPortugueseSystem/Site/home.htm
Quem traz o MidotSystem
ao País é a ProsetsBrasil (www.testedeintegridade.com.br/), consultoria
que atua nos campos de Ética Corporativa, Inteligência Preventiva e
Estratégia de Segurança, a cargo dos sócios Ilan Raanan e Shaul Abir.
Raanan trabalhou durante 27 anos para o Serviço Secreto israelense, de
onde saiu como vice-diretor. Abir é psicólogo, especialista em assuntos
relacionados a más intenções, e desenvolveu projetos de ética e
treinamento de detecção de sinais suspeitos em mais de 40 países em todo
o mundo.
As aplicação são
inúmeras, e vão desde a ajuda na pré-seleção de candidatos a vagas na
organização até a checagem do nível de ética e comprometimento com o
trabalho. O preço é de R$ 120 por teste realizado de forma avulsa. O
valor cai em caso de volume e freqüência de compra. Entre os clientes
podem ser citadas a Philip Morris, a Rede de Hotéis Sheraton, a Brinks
Israel, a Autoridade de Segurança de Israel e a Nestlé.
Terra
|