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Indústria da mídia está em "pânico" com Web,
diz especialista
O presidente-executivo do
grupo de publicidade WPP alertou hoje que importantes empresas de mídia
como a News Corp. estão à beira do pânico, devido às mudanças sísmicas
que a Internet vem causando. Ele destacou a recente onda de aquisições
de companhias de Internet pelo conglomerado de mídia de Rupert Murdoch
como um sinal de que os grupos de mídia têm pressa de recuperar o
atraso, e disse que a News Corp. vem realizando aquisições "quase
aleatoriamente" no mercado de Internet.
Sorrell, que comanda o
segundo maior grupo mundial de publicidade e serviços de marketing e é
conhecido no setor pela precisão de suas previsões, disse aos
participantes de uma conferência promovida pelo Internet Advertising
Bureau que a queda na circulação, audiência e receita faz com que as
grandes empresas de mídia sintam medo e ansiedade.
"Acredito que exista
certa dose de pânico entre os proprietários de grupos de mídia",
afirmou. "A maioria dessas empresas, a nossa inclusive, suponho, são
dirigidas por homens de 50 e 60 anos que têm dificuldade para
compreender a mudança, e que na verdade preferem que ela não aconteça
enquanto estiverem no comando."
Depois que Murdoch
convocou um grupo de seus principais executivos para traçar uma nova
abordagem quanto à Internet, no começo do ano, a News Corp. investiu
cerca de US$ 1,3 bilhão na aquisição da Intermix Media, controladora da
MySpace.com, do site de jogos IGN Entertainment e do grupo de esportes
online Scout Media.
Alguns analistas
norte-americanos disseram que ainda não compreendem a estratégia que
embasa as aquisições da News Corp., até agora. O grupo de TV via
satélite britânico BSkyB, no qual a News Corp. tem participação
acionária de 37% e do qual Murdoch é presidente do conselho e seu filho
James presidente-executivo, também fechou acordo para a aquisição do
provedor de banda larga Easynet, por 211 milhões de libras, com o
objetivo de desenvolver uma plataforma híbrida de distribuição em banda
larga.
O alerta desanimador de
Sorrell quanto à perda constante de terreno pela televisão e mídia
impressa diante dos rivais de novas mídias foi contrabalançado pela
opinião do influente Bill Gates, presidente do conselho da Microsoft,
segundo o qual essas distinções em breve desaparecerão. "A noção de
publicidade na Internet versus publicidade fora da Internet será
obsoleta dentro de dez anos", disse ele na conferência.
Gates disse que o
futuro está em todas as formas de conteúdo ¿ de filmes a programas de TV
e notícias ¿ sendo distribuídas online de maneira personalizada e
patrocinadas por anunciantes que vão se focar em públicos localizados em
regiões geográficas e interesses específicos. "Estamos falando de um
novo nível para os anunciantes atingirem seus públicos específicos",
afirmou o executivo.
O novo sistema de busca
patrocinada da empresa permite que os anunciantes indiquem quem eles
querem atingir com base em critérios como localização geográfica e sexo.
O novo centro de
publicidade da divisão online da Microsoft, MSN, deve ser lançado nos
Estados Unidos no próximo mês depois de ser testado em mercados piloto.
Reuters
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