|
Net quer 600 mil
clientes de banda larga em 2006
A Net Serviços, maior operadora de TV paga do país e que faz uma forte
ofensiva na Internet rápida, acredita que possa encerrar 2006 com mais
de 600 mil clientes de banda larga. O diretor de Relações com
Investidores, Leonardo Pereira, afirmou a analistas do mercado de
capitais nesta quinta-feira que pretende chegar ao final deste ano com
350 mil clientes, o que indica expansão de 85% em 12 meses.
Para o próximo ano, ele estimou taxa parecida de crescimento ou até
superior. "Vamos manter esse ritmo no ano que vem. Se Deus quiser, vai
ser até um pouco mais", afirmou Pereira. Se a taxa de crescimento se
repetir, a base de clientes de banda larga da Net chegará perto de 650
mil. Esse mercado vem ganhando importância na composição da receita
bruta da Net ¿passou de 7% em setembro de 2004 para 11% um ano depois.
Assim, roubou espaço da principal fonte de renda da empresa, a
mensalidade de TV paga, que ainda responde por 82 por cento da receita
bruta total. Depois de ter lançado velocidades maiores e preços
reduzidos para os pacotes de banda larga, a Net anunciou há poucos dias
a iniciativa de vender acesso rápido a Internet sem o vínculo com a TV
por assinatura ¿estratégia que a concorrência já tinha adotado. "A gente
prefere vender junto, mas agora tem mais flexibilidade, dá para crescer
mais rápido", comentou Pereira.
E esse crescimento agora é fundamental para dar sustentação ao acordo
entre Net e Embratel na oferta de telefonia sobre Protocolo Internet
(VoIP). Pereira evitou dar detalhes do acordo, não mencionou valores
envolvidos no negócio, mas afirmou que "nas próximas semanas a Embratel
vai passar a vender esse serviço para os nossos clientes de banda
larga."
A Net será remunerada por cliente que contrate o produto, que terá a
marca Embratel, num valor que Pereira disse que segue o mercado
internacional. A operadora de TV paga, na qual a Embratel detém 37%,
será responsável pelo relacionamento com os clientes e pela instalação.
Inicialmente, segundo o executivo, os usuários receberão contas
separadas em envelope único.
A Embratel também vai alugar fibras apagadas da rede da Net para
atender ao mercado corporativo. "Estaremos alugando a preço de mercado
para a Embratel atender a um mercado que não é o nosso", comentou
Pereira. A Net espera encerrar o ano com Ebitda (lucro antes de juros,
impostos, depreciação e amortização) entre R$ 445 milhões e R$ 450
milhões, sendo que até setembro ela tinha R$ 335,3 milhões.
A margem operacional nos próximos trimestres deve se manter nos 26%
registrados entre julho e setembro. A empresa acredita no potencial do
pay-per-view e mantém projeção de chegar a 100 mil clientes do pacote de
TV digital em 2006. O número atual não foi divulgado.
Reuters |