Uma pesquisa
sobre ameaças virtuais identificou um novo
vírus que ataca usuários do atendimento pela
Internet do Banco do Brasil.
O novo vírus, que se enquadra na categoria Cavalo de Tróia ou
Trojan, começa a agir no momento em que o usuário tenta acessar o
sistema do banco. Ao fazer o login, ele é direcionado por telas que
"verificam" informações do usuário e da conta.
A tela de login acionada pelo vírus é igual à usada pelo banco, mas
encaminha para outra tela que pede a
senha do cartão de crédito para supostamente autenticar o acesso do
usuário (uma informação não solicitada pelo banco no sistema legítimo).
Em seguida, dados completos do cartão de crédito são solicitados:
número, código de segurança, vencimento, senha de auto-atendimento por
telefone.
Após o usuário ter fornecido todas as informações, o
navegador acusa uma falha no sistema do banco e fecha a janela,
finalizando o roubo de dados.
A pesquisa foi realizada pelo Centro de Pesquisas Renato Archer, em
parceria com a Winco e AVG.
Redação Terra