SAN JOSE - A turbulência econômica está auxiliando criminosos online que obtêm acesso ilegalmente às contas bancárias de internautas, utilizando-as para fazer lavagem de dinheiro.
A tática não é nova. O usuário recebe mensagens de e-mail com o título “work-at-home” (trabalhe em casa), prometendo excelentes remunerações por ajudar empresas a pagarem clientes de outros países.
As vítimas devem abrir uma outra conta bancária com o seu nome, aceitar receber pagamentos de remetentes não identificados e, em seguida, encaminhar esses valores para outras contas bancárias da Europa Oriental.
O sistema é a clássica lavagem de dinheiro por meio de uma cobaia na internet. As quantias realmente existem e a vítima supostamente receberá parte do dinheiro.
O que essas cobaias não sabem é que estão tranferindo um bem conseguido ilegalmente e ajudando criminosos a pagarem outros criminosos sem que nenhum deles tenha sua identidade revelada. Além disso, as vítimas são as que mais têm chances de serem presas.
Pessoas com mais conhecimentos tecnológicos geralmente percebem que a proposta na verdade é um scam, mas analistas de segurança alertaram que muitos internautas estão caindo nessa trapaça, influenciados pela instabilidade econômica e pela necessidade de ter novas fontes de renda.
“Quando as pessoas ficam com medo de perder o emprego ou têm mais contas a pagar do que dinheiro para saldar dívidas, elas se desesperam e ficam propensas a participarem desses esquemas”, explicou Daid Marcus, analista da McAfee.